Apple iPad Pro será anunciado no próximo ano com nova tecnologia de ecrã

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O segmento dos tablets já viu melhores dias, o seu apogeu foi atingido há um ou dois anos e desde então a única coisa que as marcas têm feito é lançar versões melhoradas e mais finas dos seus equipamentos que fazem praticamente o mesmo, apenas mais rápido e eficazmente.

Sobretudo para os tablets Android (iOS anda lá perto), as suas funções estão reduzidas a redes sociais, jogos, filmes e entretenimento geral. São uma excelente ferramenta de distração e manutenção do ambiente salutar nos restaurantes e espaços públicos, é uma autêntica maravilha ver uma criança entretida a jogar enquanto que os pais e todos os demais clientes conseguem desfrutar de uma refeição e de uma conversa amigável em vez de fazerem turnos para acalmar a criança e esperar que ela não faça uma birra. Bom, pela descrição tanto poderia estar a descrever um tablet como uma chupeta (serão os tablets as chupetas digitais?)

Sem mais devaneios, é certo que este segmento precisa de uma verdadeira inovação, algo que lhe confira alguma utilidade prática além da acima referida e é aqui que entra a Apple e este novo rumor. Segundo consta, a Apple encetou conversações com vários fornecedores de ecrãs tácteis ou displays, dialogando com a LG, JDI, Samsung, etc. O motivo de tanta investigação reside na procura de um fornecedor que possa produzir em massa novos touch displays ou ecrãs tácteis que utilizem uma camada de nano-condutores feitos de prata ou AgNW( Ag=prata, NW=nano condutores ou fios).

Estes novos ecrãs tácteis serão usados no Apple iPad Pro e tirarão partido das várias camadas sensíveis ao toque, feitas a partir de cristais de prata, uma rede de nano condutores que criam uma rede transparente e sensível ao toque. Esta tecnologia deverá substituir o actual padrão de materiais usados nestes touch displays e melhorará a sensibilidade dos mesmos, além de permitir o seu uso em painéis curvos, uma janela aberta para o futuro.

Outra das inovações desta tecnologia AgNW ou nano condutores de prata é a capacidade de registar vários níveis de pressão aplicada no ecrã, portanto é fácil de imaginar algo parecido com o Apple Force Touch num futuro Apple iPad Pro.

Apesar do material base ser a prata, um metal precioso, os custos de produção serão menores do que os actuais (utilizam Índio (In) esgotar-se-à dentro de 12 anos portanto está mais do que na altura de pensar numa alternativa para os ecrãs LCD e a prata (Ag) afigura-se como o candidato ideal.

Este Apple iPad Pro trará não só um novo ecrã com a tecnologia AgNW mas também o tão badalado vidro de safira, um material que deu muito que falar mas cujos resultados visíveis foram incrivelmente escassos até agora. A seu tempo teremos mais notícias sobre este Apple iPad Pro e poderemos conferir algumas destas informações, até lá tenham em atenção que isto se tratam de rumores.

Talvez queiras ver:

  • Novos rumores com especificações e vídeo ilustrativo do tamanho do Ipad Pro
  • Apple iPhone 6c poderá contar com sensor Sony, mas a Sony está à rasca na produção
  • Será este o Apple iPhone 6S? Ecrã FHD e câmara de 12 MP
  • Será que o Apple Watch resiste a uma bala de calibre .50?
  • Estimativa do custo de produção do Apple Watch revela as suas margens de lucro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.