Segundo a própria Apple, o iOS 17.3 chega na semana de 22 de janeiro. A informação foi divulgada numa nota do site de empresa da marca, a propósito do lançamento do wallpaper Unity Bloom para iPhone e iPad. Tudo porque para instalar este wallpaper será necessário instalar primeiro o iOS 17.3.
Novidades que chegam com o iOS 17.3
Quanto aos recursos que chegam com a nova versão do sistema operativo, sabemos que esta atualização integra a lista de reprodução colaborativa com o Apple Music. Mas o destaque vai diretamente para o recurso Stolen Device Protection.
Na prática, este recurso vai dificultar o roubo de qualquer dispositivo iOS. Uma vez ativada, a funcionalidade vai conseguir detetar se o equipamento está dentro ou fora de casa, no trabalho, etc.
Para maior segurança, o recurso vai também solicitar ao utilizador várias tarefas para verificar a sua identidade. Por exemplo para efetuar algumas ações, o dispositivo vai recorrer ao Face ID ou Touch ID para ter a certeza de que é o proprietário certo que quer cumprir com as tarefas pedidas.
Para ver ou usar passwords salvas no iCloud Keychain, solicitar ou visualizar um Apple Card ou desativar o modo perdido, o utilizador terá de fazer uma verificação de identidade no Face ID ou Touch ID.
O mesmo processo tem de ser efetuado se o utilizador quiser apagar todo o conteúdo das configurações, fazer algumas ações do Apple Cash ou Savings na Wallet, usar métodos de pagamento guardados no browser Safari ou ainda usar o iPhone para configurar um novo dispositivo.
Para maior segurança, algumas tarefas podem ser atrasadas
Para proporcionar uma maior segurança, com o IOS 17.3 algumas das tarefas que exigem a utilização do Face ID ou Touch ID podem ser atrasadas por uma hora. Como por exemplo:
- Alterar a password do ID Apple
- Alterar configurações de segurança na conta Apple ID (adicionar ou remover dispositivos, número de telefone, contatos de recuperação)
- Alterar a password do iPhone
- Adicionar ou remover o Face ID ou Touch ID
- Desativar a proteção de equipamentos roubados.
Este atraso de uma hora no cumprimento destas tarefas, dá tempo ao utilizador para perceber que o equipamento foi roubado e para acionar todos os mecanismos consequentes desta situação.
Editores 4gnews recomendam: