A Apple quebrou uma tradição de 12 anos ao não lançar nenhum novo modelo de iPad em 2023. Esta decisão marca a primeira vez desde a introdução da linha de produtos em 2010 que a empresa optou por não apresentar uma nova versão do seu popular tablet num ano inteiro.
Historicamente, a Apple lançou pelo menos um novo modelo de iPad a cada ano. Chegou mesmo a apresentar até quatro versões em um mesmo ano. No entanto, o último lançamento aconteceu em outubro de 2022, e o único hardware relacionado ao iPad lançado em 2023 foi a caneta Apple Pencil com USB-C.
Apple não lançou nenhum novo iPad em 2023
Esta pausa nos lançamentos levanta questões sobre uma possível mudança na estratégia da empresa. Com iPads cada vez mais avançados e uma adoção ampla pelo mercado, a urgência por atualizações frequentes parece ter diminuído para muitos utilizadores.
Este comportamento do consumidor pode ter levado a Apple a repensar a sua estratégia para o tablet. Assim poderá focar-se em atualizações de hardware mais impactantes e menos frequentes. Dessa forma poderá ter uma melhor resposta por parte do mercado.
O que esperar do iPad em 2024
A empresa também enfrentou críticas quanto à complexidade crescente da linha de iPads e sobre a direção do iPadOS. Ao fazer uma pausa nos lançamentos, a Apple pode estar a preparar-se para remodelar a linha de iPads com um propósito mais claro.
Segundo o MacRumors, os analistas sugerem que 2024 será um ano significativo para a linha de iPads. Espera-se uma atualização de hardware para todos os modelos. Seja o iPad de entrada, iPad mini, iPad Air e iPad Pro. Especula-se que o iPad Pro de 2024 introduza pelo menos uma dúzia de novas funcionalidades. Deverá ter a tecnologia de ecrã OLED, o processador M3 e um novo acessório de teclado "tipo laptop".
Editores 4gnews recomendam: