Apple Watch salva estudante de envenenamento por CO2

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Apple Watch conta já com várias histórias de salvamento no seu currículo. Habitualmente, é a funcionalidade de monitorização de batimento cardíaco que chama a atenção para a necessidade urgente de cuidados médicos.

Mas na história mais recente foi o recurso de chamada SOS do wearable que salvou uma estudante norte-americana de uma morte trágica por inalação excessiva de monóxido de carbono (CO2).

Recurso SOS do Apple Watch contactou as autoridades para o salvamento

A cadeia televisiva CBS contou recentemente a história da estudante norte-americana Natalie Nasatka que exemplifica, da melhor forma, a utilidade do recurso SOS do wearable da Apple. Tudo começa com um aquecedor que, devido a um defeito, estava a emitir vapores mortais de monóxido de carbono, gás inodoro, bastante difícil de detetar, mas mortal.

Ainda que estas emissões possam ser registadas por um detetor dedicado, a estudante não tinha nenhum equipamento do género em casa e, por essa razão, estava a inalar os vapores tóxicos sem dar conta.

imagem de grupo do Apple Watch Series 9
O Apple Watch Series 9 está disponível em Portugal por um preço a começar nos 459 euros Crédito@Apple

Ao começar a sentir-se extremamente exausta e à beira de desmaiar, a jovem estudante conseguiu acionar a funcionalidade SOS do seu Apple Watch. De imediato, o wearable contactou as autoridades, emitindo o pedido de assistência urgente.

As autoridades responderam ao apelo de forma rápida e eficiente e conseguiram retirar a estudante de casa, a tempo de a salvar. De acordo com as informações divulgadas até ao momento, o Apple Watch e o seu recurso SOS terão sido cruciais para que esta história tivesse um desfecho feliz.

Recorde-se que todos os modelos Apple Watch Ultra 2, Watch Series 9 e Watch SE estão equipados com o recurso SOS que é acionado através do botão físico, localizado na moldura do mostrador.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt