Apple Intelligence: Apple apresenta a sua IA e os recursos da nova Siri

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple realizou hoje o aguardado evento Worldwide Developers Conference (WWDC24) e, entre as muitas novidades, a empresa revelou uma das informações mais aguardadas pelos utilizadores: a sua própria Inteligência Artificial (IA) e os recursos de de IA que o IOS 18 traz para a Siri.

Como já esperávamos, a Apple vai apagar qualquer "atraso" que tenha tido em relação aos avanços da IA nos últimos tempos, tornando a Siri uma assistente mais poderosa e melhor na execução de tarefas complexas por meio de linguagem natural.

Conhece a Apple Intelligence

Apple Intelligence

A chamada Apple Intelligence será disponibilizada nos sistemas operativos iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15. O diferencial da Apple Intelligence está, principalmente na forma como os recursos de IA são processados principalmente no dispositivo, o que é diferente de outras plataformas, nas quais o processamento de IA é feito na nuvem. Isso garante maior privacidade, segurança e rapidez na execução das tarefas.

Principais recursos da Apple Intelligence

IA Generativa: Cria textos, imagens e ações personalizadas de acordo com o teu contexto.

  • Texto: Prioriza notificações, gera textos, reescreve, revisa, gera resumos e organiza as ideias em notas;
  • Imagens: Cria imagens em estilos sketch, ilustração e animação a partir de fotos e comandos de texto;
  • Ações Automáticas: A IA da Apple ajuda-te a realizar as tarefas nas tuas apps favoritas, como "Busca os ficheiros que partilharam comigo da reunião no dia 12" ou "Mostra-me as fotos da minha última viagem".

Safari

A partir o iOS 18, o utilizador poderá fazer resumos das páginas web no navegador Safari, a exemplo do que o Google já faz com o seu Gemini. Será possível ainda criar novos grupos de guias ou abrir uma nova guia Privada por meio de comandos de voz.

E-mail

A aplicação Mail passou por uma reformulação completa e agora pode classificar e-mails automaticamente a utilizar machine learning. Já com a Siri, o utilizador poderá executar tarefas por meio de comandos de voz, como redigir um e-mail, enviá-lo, agendá-lo, marcar um e-mail como lixo eletrónico, definir um lembrete para ler um e-mail posteriormente, resumir e-mails e criar “respostas inteligentes”.

Privacidade e Segurança: O processamento local e a tecnologia Private Cloud Compute garantem que seus dados sejam mantidos seguros e privados.

É importante destacar que as novas funcionalidades exigem hardware avançado, o que significa que estarão disponíveis apenas a partir do iPhone 15 Pro. Já iPads e Macs precisarão de pelo menos um ter chipset A17 Pro ou um chip M. Ou seja, os dispositivos Apple que podem aproveitar as vantagens do Apple Intelligence hoje são:

  • iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max
  • iMac M1 ou mais recente
  • Mac mini M1 ou mais recente
  • MacBook Air M1 ou mais recente
  • MacBook Pro M1 ou mais recente
  • Mac Studio M1 Max ou mais recente
  • Mac Pro M2 Ultra ou mais recente
  • iPad Air M1 ou mais recente
  • iPad Pro M1 ou mais recente

A nova e poderosa Siri

Siri IA

Se a intenção da Apple era dar ainda mais poder à Siri como uma nova assistente pessoal com IA, parece que ela está no caminho certo. A partir da Apple Intelligence, a Siri pode programar eventos na tua agenda, responder milhares de perguntas e até ajudar-te a compreender como utilizar outras funcionalidades do teu iPhone. Agora, será possível escrever para a Siri, para momentos em que não queres fazer uma pergunta em voz alta, e solicitar que ela realize tarefas diretamente nas aplicações, como escrever e-mails, mostrar fotos com as características desejadas, editar fotos, adicionar a foto a outra app, etc.

Mas um dos maiores recursos anunciados é o On-screen awareness na Siri, ou seja, a assistente estará ciente do que está no teu ecrã. Além disso, esta nova versão da Siri terá compreensão do teu contexto pessoal.

Siri AI

Noutras palavras, a Siri poderá fazer tracking de diferentes informações do teu perfil, e-mail e dados no dispositivo para responder e perguntar rapidamente, com segurança e sem partilhar tuas informações com mais ninguém.

Não te lembras onde recebeste as informações do voo da tua mãe, se foi no e-mail ou nas mensagens? Apenas pergunta à Siri que horas o voo dela pousa e a assistente encontrará a informação para ti. Precisas preencher um formulário? A Siri pode fornecer números dos teus documentos a partir por exemplo de fotos que já tenhas feitos deles e que estejam na memória do teu iPhone.

Assim como a Apple Intelligence, as novas funcionalidades da Siri serão disponibilizadas também para Mac e iPad.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.