Apple: Hackers ameaçam apagar 300 milhões de contas iCloud

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Nos dias de hoje os nossos dados estão maioritariamente guardados numa cloud. Os utilizadores mobile descobriram que é melhor deixar os dados e memórias online em caso de o smartphone se perder, ou mesmo para não ter de andar constantemente a fazer backup para um hard-drive.

Enquanto, acredito que este seja o melhor remédio, também sei admitir que pode não ser a melhor medida de de segurança. A Apple sofreu um golpe hacker não há muito tempo onde foram expostas fotografias de famosos em situações menos vantajosas.

Vê ainda: Apple iPad 9.7 (2017) lançado oficialmente!

Depois dessa situação, onde reforçou a ideia que nem uma das empresas mais poderosas do mundo são à prova de bala, os utilizadores reconsideraram a ideia de guardar os dados em clouds.

Pois bem, a novela voltou e esta parece mais assustadora do que a anterior. A Turkish Crime Family, um grupo de ativistas hacker decidiram por bem extorquir a Apple em 75 mil Bitcoins (70 milhões de Euros na taxa atual) ou 100 mil dólares em cartões de iTunes.

O valor é exorbitante e a Apple terá apenas até ao dia 7 de abril para completar a transferência ou cerca de 300 milhões de contas do iTunes, com o email @icloud ou @me, serão apagadas.

A Apple solicitou provas para de que os hackers conseguiam de facto apagar essas contas e os ativistas postaram um vídeo no Youtube mostrando o método, algo que foi solicitado de seguida pela empresa de Cupertino que fosse retirado do ar.

Apple tem até ao dia 7 para o pagamento

"Primeiramente, pedimos gentilmente que retirem o vídeo de seu canal no YouTube, visto que ele tem atraído atenção indesejada. Em segundo, não recompensamos cibercriminosos por infringirem a lei" - referiu a equipa de segurança da Apple.

Os hackers afirmam "Eu só quero o meu dinheiro. E penso que isso é uma história interessante que os consumidores da Apple estariam interessados em ler e ouvir".

Acredito que esta história vai dar que falar, se és um daqueles que tem tudo guardado no @iCloud, nada melhor do que fazeres um backup num hard-drive lá em casa e ter a certeza que não terá informação indesejada na cloud.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8: Acessórios, Cores, Ecrã e Devolução Incondicional

A elegância do iPhone 7 Red vai para além da sua causa!

Xiaomi Mi TV 4A: Lançamento Oficial da nova linha de TV’s Xiaomi!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.