Apple forçada a suspender vendas do Watch Series 9 e Ultra 2 nos EUA antes do Natal

Mónica Marques
Mónica Marques
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A partir do próximo dia 21 de dezembro, as vendas do Watch Series 9 e Ultra 2 ficam suspensas no site norte-americano da Apple. E a 24 de dezembro, acontece o mesmo nas lojas físicas daquele país.

Na origem desta decisão, está a disputa de uma patente relacionada com o sensor de oxigénio presente nos mais recentes wearables da marca.

Suspensão das vendas nos EUA não se estende a outros países

imagem do Apple Watch SE em grupo
O Apple Watch SE não é afetado por esta medida por não incluir a tecnologia de oxímetro no pulso dos restantes smartwatches da marca Crédito@Apple

Ainda que no mercado dos EUA a Apple vá suspender a venda dos seus wearables mais recentes, nos restantes países do mundo os modelos vão continuar a ser vendidos, tanto no site como nas lojas físicas da marca ou de revendedores autorizados. Esta medida aplica-se somente ao mercado norte-americano.

Por outro lado, os utilizadores que têm já um dos modelos visados, não vão ser também afetados e podem continuar a usar todas as funcionalidades dos wearabels, incluindo a monitorização dos níveis de oxigénio no sangue.

Disputa por patente do sensor de oxigénio na origem do caso

Em 2021, a empresa norte-americana Masimo fez entrar na justiça um processo contra a Apple por violação de direitos de patentes relacionadas com a tecnologia de oxímetro usada pela empresa liderada por Tim Cook.

Posteriormente, a Comissão do Comércio Internacional dos EUA deu razão à empresa e emitiu uma ordem que pode impor à Apple a proibição das importações dos wearables. Neste momento, esta mesma ordem está a ser analisada pelo presidente do EUA que só deve emitir o seu parecer depois de dia 25 de dezembro.

Mas antes de ser emitido o parecer presidencial, a Apple decidiu optar por uma estratégia preventiva que visa já cumprir a recomendação da Comissão do Comércio Internacional dos EUA.

A empresa divulgou um comunicado, no qual informa sobre a suspensão de vendas dos wearables, assim como fornece mais alguns esclarecimentos. Diz a Apple que “discorda veementemente desta ordem” e que está à procura de “uma série de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para todos os clientes”.

No mesmo comunicado, a empresa deixa ainda uma promessa: “caso o parecer seja mantido, a Apple continuará a tomar todas as medidas para devolver o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 aos clientes nos EUA o mais rápido possível”.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt