A aplicação Beeper Mini foi lançada a 5 de dezembro, no entanto, poucos dias depois a Apple decidiu fechar a app para os equipamentos iOS. Agora, num comunicado oficial, a empresa de Cupertino esclarece que o encerramento fica a dever-se a questões relacionadas com a segurança.
Entretanto, a empresa responsável por esta aplicação garante que a solução para o iMessage regressar ao Android está já a caminho.
As explicações da Apple
No comunicado oficial emitido pela Apple, as razões para o encerramento da app Beeper Mini estão bem explícitas. Diz a empresa: “construímos os nossos produtos e serviços com tecnologias de privacidade e segurança líderes do setor, projetadas para dar aos utilizadores o controlo de seus dados e para manter as informações pessoais seguras”.
A declaração continua explicando que foram tomadas medidas para proteger todos os utilizadores iOS, nomeadamente o bloqueio de técnicas que “exploram credenciais falsas para obter acesso ao iMessage”, numa clara alusão à app Beeper Mini.
Diaz ainda a Apple que estas “técnicas representam riscos significativos à segurança e à privacidade do utilizador, incluindo potencial exposição de metadados e ativação de mensagens indesejadas, spam e ataques de phishing”.
O comunicado oficial da Apple termina com a promessa de que a empresa vai continuar a fazer atualizações no futuro para garantir a proteção da privacidade e segurança de todos os utilizadores iOS.
No centro da polémica está a nova forma de os utilizadores se ligarem ao iMessage da Apple. Com a app anterior da Beeper, para executar o iMessage num dispositivo Android era necessário usar um ID Apple para fazer login num Mac remoto.
Mas com a nova app Beeper mini, este intermediário é eliminado, assim como servidores de terceiros, permitindo um acesso direto ao serviço da Apple. Na prática, o Beeper Mini envia e recebe mensagens diretamente, como se o dispositivo Android fosse um iPhone.
Responsáveis da Beeper Mini garantem que já há solução
Entretanto, os responsáveis pela app Beeper Mini já responderam ao comunicado da Apple, garantindo que a solução para o problema foi já encontrada e que está a ser disponibilizada para todos os utilizadores.
De acordo com as explicações dadas, foi removido o registo dos números de telefones dos utilizadores iOS. Tudo para que possam continuar a receber mensagens escritas, como já acontece com os utilizadores que migram de um iPhone para um dispositivo Android, mas continuam a usar o serviço iMessage.
Aguardemos então se esta solução preenche os requisitos exigidos pela Apple, no que respeita à segurança e privacidade dos seus utilizadores.
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