Apple: este truque deixará o teu iPhone antigo muito mais rápido!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple admitiu abrandar propositadamente vários modelos de iPhone mais antigos com o intuito de garantir a estabilidade de utilização à medida que a vida útil da bateria se começa a deteriorar. Fê-lo através de uma atualização do sistema iOS, sem que os utilizadores fossem avisados previamente.

O resultado? Vários modelos de Apple iPhone ficaram consideravelmente mais lentos.

Na prática, a Apple tornou a grande maioria dos iPhones mais antigos, mais lentos. Todavia, assim que tal foi exposto por diversas entidades, divulgado pelos media e, por fim, reconhecido pela Apple, viria a tornar-se num dos maiores imbróglios da atualidade.

A Apple tornou lentos os modelos de iPhone mais antigos

A atualização do iOS que diminuía o desempenho máximo do processador em modelos mais antigos afetou desde o iPhone 6 até às gerações mais recentes. Há, no entanto,um truque que permite recuperar todo o desempenho para cada modelo de telefone iOS.

Para tal, basta mudar a região do iPhone para a França. Isto reverterá a aplicação do algoritmo e software que restringem o pico de processamento nos iPhone, na prática, desbloqueia todo o poder de processamento destes modelos mais antigos.

Mais concretamente, só em novembro de 2020 é que a Apple admitiu esta prática, DECO seguiu essa via procurando ressarcimento para os consumidores nacionais, até ao momento sem sucesso.

A tecnológica de Cupertino receberia diversas coimas pela prática concertada durante anos que deixou milhões de telefones mais lentos. A acusação afirmava que tal era propositado para que o consumidor fosse "empurrado" para comprar o novo modelo.

Experimenta mudar a região do teu Apple iPhone para a França

Na Europa, foi na nação gaulesa que a tecnológica de Cupertino enfrentou as imposições legais e regionais mais severas. Com efeito, a Apple seria não só multada em diversas ocasiões, como também fora impedida de levar a cabo tal prática.

Como tal, se definirem a região do vosso iPhone mais antigo para a França, verão que o seu desempenho é consideravelmente superior. Isto deve-se ao facto de a performance máxima do processador do telefone não ser propositadamente abrandada.

Mais uma vez, de acordo com a Apple tal abrandamento foi feito com o intuito de precaver quebras no funcionamento do telefone à medida que a bateria começa a envelhecer.

Situação em que, de acordo com a fabricante, a célula energética pode não ser capaz de entregar a energia necessária durante uma tarefa mais exigente. Podendo assim causar um encerramento do iPhone, por exemplo.

França foi exemplar na defesa dos direitos do consumidor

Ao passo que na maioria das nações da Europa nada aconteceria à Apple, em França o cenário foi diametralmente oposto. Aliás, nem mesmo a atual política de remoção dos auriculares (e demais acessórios) da caixa se encontra em vigor na nação gaulesa.

Por outro lado, na China a Apple não seria multada pelo abrandamento dos iPhone. Todavia, fora obrigada pelo governo central a tornar mais acessíveis as substituições da bateria, sendo esta a causa e fundamento para a medida controversa da Apple.

Acima vemos um exemplo do impacto de definir o iPhone para a região francesa. Mais concretamente, através de um teste na plataforma Geekbench ao smartphone iPhone 7. À esquerda temos a pontuação antes de optar pela região francesa. À direita temos o mesmo iPhone após ser escolhida a França como região do iPhone.

Resultados similares são obtidos na plataforma AnTuTu, demonstrando a limitação do desempenho do CPU - processador - dos telefones em questão. Portanto, a mudança da região do equipamento terá um efeito notório no desempenho do produto.

Tens um modelo mais antigo de iPhone em utilização?

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple testou, mas não gostou do Touch ID no ecrã para o iPhone
  • Nova PS5 Digital Edition já está à venda, mas ainda não a podes comprar
  • Xiaomi confirma uma grande mudança na designação dos seus smartphones
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.