Apple estava certa? Não há procura por smartphones compactos em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As vendas pífias dos modelos Apple iPhone 12 mini e iPhone 13 mini levariam a tecnológica de Cupertino a retirar do seu portefólio o modelo mais compacto dos seus telefones. Para o seu lugar, aliás, entrou um modelo marcadamente oposto, o iPhone 14 Plus.

Por outras palavras, a empresa trocou um modelo compacto por um modelo de ecrã maior, um sinal claro das preferências do mercado nos últimos anos. Aliás, poucas eram então as fabricantes a lançar smartphones com ecrãs abaixo das 6 polegadas. Agora, são ainda menos e tudo indica que a tendência veio para ficar.

Ninguém procura os telemóveis mais compactos?

A propósito, recordamos que o ecrã dos iPhone mini tinha apenas 5,4 polegadas de diagonal, um formato bastante compacto para a era dos smartphones com mais de 6 polegadas.

Apple iPhone 13
Métricas atinentes às vendas dos modelos de Apple iPhone 13.

Agora, temos um novo relato da agência DSCC que vem dar razão à Apple, ao estudar os hábitos de consumo no mercado móvel, em particular sobre os modelos de iPhone.

O relatório vem agora comparar o volume de ecrãs expedidos entre junho de 2022 e abril de 2023 (estimativa entre os meses de março e abril de 2023). Observem-se ambos os gráficos aqui plasmados.

Desse modo, conseguimos comparar diretamente os volumes exigidos para ecrãs de 6,7 polegadas face ao volume de ecrãs com 5,4 polegadas. A diferença é muito considerável, seja nas dimensões físicas do produto, mas sobretudo na respetiva procura.

Apple iPhone 14
Métricas atinentes às vendas dos modelos de Apple iPhone 14.

Até o iPhone 14 Plus supera (e muito) o iPhone 13 mini da Apple

A comparação destas métricas mostra-nos que os pedidos e exigência de ecrãs do iPhone 14 Plus são 59% superiores aos pedidos de componentes para os iPhone 13 mini.

Ora, pasme-se, apesar de o iPhone 14 Plus ser o modelo menos popular da atual gama, não deixa de superar de modo inequívoco a procura pelo anterior modelo compacto, o iPhone 13 mini.

Apple iPhone 13 mini

Ecrã: XDR Super Retina de 5,4 polegadas
Armazenamento: desde 128 GB
Processador: Apple A15 Bionic
Câmaras: 12 MP + 12 MP / 12 MP
Certificação IP68
Acesso às redes móveis 5G

Assim sendo, a Apple terá efetivamente tomado a decisão certa ao substituir o modelo compacto pelo modelo base com ecrã de maiores dimensões. Pese embora este modelo Plus não seja um sucesso propriamente dito, não deixa de ser melhor que o anterior modelo mini.

Em suma, com consideravelmente mais unidades vendidas, o iPhone 14 Plus revela-se assim uma escolha sábia para substituir o iPhone 13 mini. O lançamento do modelo Plus teve algumas críticas aquando da sua revelação e certo é que continua a ser modelo desta gama com menos procura.

Igualmente verdade, porém, é o facto de a procura por telefones de maiores dimensões superar, consideravelmente, a demanda pelos telemóveis mais compactos.

Por fim, atualmente temos no Xiaomi 13 um dos smartphones topo de gama mais compactos. Aliás, temos também o Galaxy S23 na sua versão base que, não sendo propriamente pequenos, são ainda assim compactos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.