Apple estará atrasada na Inteligência Artificial? Confere o plano

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Numa das suas últimas newsletters, Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, afirmou que a Apple está a ficar atrasada na corrida à tecnologia de Inteligência Artificial (IA). No entanto, a empresa de Tim Cook tem já o seu plano definido e, de acordo com o conhecido jornalista, este será um processo que começa este ano, mas que só vai terminar em 2025. Vamos conhecer algumas das novidades IA que a Apple vai trazer para o mercado.

iPhone não será o centro da tecnologia IA

imagem do serviço Apple Music num MacBook, numa iPad e num iPhone
O Apple Music pode vir a beneficiar de recursos baseados em tecnologia IA Crédito@Apple

A primeira informação relevante a retirar de todos os rumores divulgados até agora, é que o iPhone não vai ser o centro da tecnologia IA da Apple. Obviamente, vai beneficiar de todas as funcionalidades e recursos baseados nesta tecnologia, mas não será o único equipamento a integrá-la.

Mark Gurman já avançou que a Apple está “a planear adicionar recursos como resumos e preenchimento automático” nas suas aplicações e software de produtividade. Na primeira linha vão estar o Pages e Keynote, como não podia deixar de ser. Ao que tudo indica, estes recursos vão poupar tempo ao utilizador que ficará liberto para outras tarefas mais criativas, uma das principais filosofias por detrás da tecnologia IA.

Por sua vez, o Apple Music vai também beneficiar de novos recursos baseados em IA. Como, por exemplo, esta tecnologia ajudar a automatizar mais e de melhor forma a criação de playlists. Recorde-se que os serviços da Apple têm vindo a ser uma das principais fontes de receitas da empresa e, por essa razão, faz todo o sentido que a nova tecnologia seja aqui aplicada.

Uma Siri renovada e a IA aplicada ao programa AppleCare

O plano da Apple passa também por integrar um novo sistema baseado em Inteligência Artificial no seu programa AppleCare. Tudo para que os funcionários deste serviço possam ajudar mais e melhor os clientes na resolução dos seus problemas.

Mas, talvez, a novidade mais aguardada seja a tão falada renovada Siri. Garante Mark Gurman que a empresa está a preparar uma enorme reformulação da sua assistente digital que vai ganhar mais capacidades, graças à integração de Inteligência Artificial.

Esta renovação é esperada que chegue com o iOS 18, sendo que atualmente a empresa liderada por Tim Cook está já a desenvolver “um grande modelo de linguagem que internamente é conhecido por Ajax”, esclarece Gurman.

O plano parece ambicioso e, por essa mesma razão, o cronograma do seu lançamento deverá estender-se até ao ano de 2025.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt