A Apple quer diversificar a sua lista de produtos, mas até agora não tem tido muito sucesso com o Vision Pro a ter vendas mais baixas do que esperado e com o cancelamento do projeto do seu carro.
Mas parece que Tim Cook não desiste e no próximo ano quer lançar vários produtos nas áreas da robótica e smart home. Agora foram reveladas quais vão ser essas novidades e nós contamos-te tudo.
Tablet para gerir o lar Apple 2.0
As novas informações chegam através de Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, que avança que uma das novidades é um tablet capaz de transformar qualquer lar numa versão Apple 2.0.
Com seis polegadas, este equipamento pode ser pendurado na parede que tem como função gerir os dispositivos inteligentes da casa, ao dispor de ferramentas IA e de comunicação.
De acordo com Mark Gurman, este tablet pode ter o nome de HomePad e executar o sistema operativo homeOS, além de suporte para várias aplicações populares do universo iOS.
O conhecido jornalista avança também o novo HomePad vai ajustar o seu ecrã não só consoante o número de pessoas presentes no espaço, mas também mediante a distância a que essas mesmas pessoas estão do equipamento. Tudo de forma automática e inteligente, claro.
Ao que tudo indica, Tim Cook pediu à sua equipa que desse toda a atenção a esta produto que quer competir com dispositivos Amazon e Google.
Parece que o HomePad vai ter um ecrã tátil, mas vai também estar habilitado para receber comando por voz. Nesse sentido, supostamente vai incluir a assistente digital Siri, assim como os recursos Apple Intelligence.
É ainda esperado que conte também com suporte para comunicações FaceTime. Mark Gurman aponta para que o Home Pad seja lançado já em março de 2025.
Robô inteligente e câmaras IP
Segundo Mark Gurman, no próximo ano a Apple vai também fazer uma investida no mercado de robótica. O estreante será o robô Pad que, na prática, vai ser um assistente IA para ajudar nas tarefas domésticas.
Não fica totalmente esclarecido o modo de funcionamento deste robô, mas Gurman diz que ao incluir vários monitores pode formar um sistema de comunicação numa casa e que algumas das tarefas que está preparado para fazer só vão ser executadas se este robô estiver emparelhado com um iPhone.
Já em 2026, a Apple pode também lançar câmaras IP inteligentes para aumentar a segurança nos lares dos utilizadores. Esta informação está a ser avançada pelo analista Ming-Chi Kuo, mas também Gurman já falou sobre o possível lançamento de um dispositivo inteligente de segurança para as casas particulares.
Parece que no próximo ano, a Apple está disposta a ampliar a sua área de negócio com produtos bem diferentes do seu icónico smartphone iPhone.