Apple: em Portugal é necessário trabalhar 24,5 dias para comprar o iPhone 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O novo telefone Apple iPhone 13 já pode ser comprado por qualquer interessado em Portugal e demais mercados mundiais. As primeiras unidades começam a chegar aos consumidores e às lojas a partir do dia 24 de setembro de acordo com a Apple.

A partir de então qualquer consumidor poderá comprar um iPhone 13 dirigindo-se às lojas físicas, com as encomendas feitas através da loja oficial da Apple a chegar também na próxima sexta-feira (24) de setembro. Mas quantas horas e dias temos que trabalhar, em média, para comprar um iPhone 13 em Portugal?

O preço, em horas de trabalho, dos novos Apple iPhone 13

Apple iPhone 13
Os vários esquemas de cor para os smartphones Apple iPhone 13 / iPhone 13 mini.

Entretanto, uma agência de análise de mercado, a Money SuperMarket, veio comparar, em média, quantas horas de trabalho são necessários para comprar um dos novos Apple iPhone 13. O estudo contempla mais de 50 nações, bem como os vários modelos de iPhone 13.

O trabalho comparativo tem em consideração a remuneração mensal média em cada uma das nações, além do preço local de cada um dos Apple iPhone 13, desde o mini ao Pro Max. Assim sendo, vemos agora as suas conclusões, mostrando o esforço necessário para ter um dos novos telefones da maçã.

Entre os países que mais têm de trabalhar para comprar um iPhone 13 está a Índia e as Filipinas. No extremo oposto temos a Suíça e o Luxemburgo em que, cerca de 7 dias de trabalho são o necessário para comprar um dos novos smartphones iOS.

Distribuição média de horas necessárias de trabalho para comprar os Apple iPhone 13

Apple iPhone 13
Média de horas de trabalho necessárias, por país, para comprar um dos iPhone 13.

A pesquisa pretende mostrar quantas horas de trabalho são necessárias para adquirir um iPhone da nova geração. Assim, vemos quem em Portugal são necessárias 195,1 horas para compara o Apple iPhone 13, o modelo base com 128 GB de armazenamento.

Esta métrica equivale a cerca de 24 dias e meio de trabalho para comprar o modelo base. Mais ainda, a nossa nação está imediatamente abaixo da Malásia e acima de Taiwan, ocupando o 12.º lugar de acordo com a Money SuperMarket.

Apple iPhone
Média de horas de trabalho necessárias, por país, para comprar um dos iPhone 13.

Podemos ainda notar o diferencial de horas necessárias entre os quatro modelos da nova gama iPhone 13. Vemos, com efeito, que no nosso país, tendo em consideração a média salarial, um iPhone 13 Pro Max exigirá cerca de um mês de trabalho.

Temos que trabalhar mais de 20 dias para comprar um dos novos iPhone 13

Por outro lado, o iPhone 13 mini é o mais acessível, ainda que exija cerca 20 dias de trabalho. Não obstante, em países como a Índia, Filipinas, Turquia e Brasil, a exigência de horas de trabalho é consideravelmente superior.

Numa outra tónica, as pré-vendas na China estão a superar as melhores previsões da Apple. Segundo fontes locais, já terão sido comprados mais de 5 milhões de iPhones antes mesmo do início oficial das vendas, a 24 de setembro.

Por fim, damos também conta dos países em que os novos iPhone são mais caros, bem como as nações onde são mais baratos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.