iPhone 16 será mais caro e a culpa é da produção

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que o iPhone 15 tenha sido lançado há pouco mais de um mês, são muitos os rumores a circular sobre a próxima série do smartphone icónico da Apple.

Parece que o iPhone 16 terá um aumento nos seus preços iniciais face ao seu antecessor. Tudo porque a linha de produção de unidades também ficou mais cara para a Apple.

Custo das matérias-primas continua a aumentar

imagem de grupo do iPhone 15
Produção da série iPhone 15 sai mais cara à Apple que a da geração anterior Crédito@Apple

Apesar de ter conseguido não aumentar demasiado o custo inicial dos modelos do iPhone 15, a Apple pode ver-se obrigada a subir os preços do próximo iPhone 16. A informação chega através do site Nikkei Asia que adianta que o custo das matérias-primas continua a aumentar, levando a que a despesa com a linha de produção seja também mais elevada.

Por esta razão, a Apple pode ver-se obrigada a aumentar mais os preços iniciais da série 16 do iPhone, não conseguindo manter a estratégia de um aumento mais ligeiro que fez no iPhone 15.

Tomemos como exemplo o iPhone 15 Pro Max. A produção deste modelo custa à Apple 558 dólares (cerca de 525 euros), o que equivale a um aumento de 12% em relação ao modelo anterior. Só o novo sensor telefoto representa um aumento de 380% face à configuração do iPhone 14 Pro Max.

Também o custo do processador registou um aumento. O A17 Bionic custa à Apple 130 dólares, o que se traduz num aumento de 27% face ao A16 Bionic integrado no modelo mais avançado da série 14.

iPhone 15 e 15 Plus também aumentaram o custo de produção

Por sua vez, também a produção dos modelos base do iPhone 15 ficou mais cara. O modelo base custa à Apple 423 dólares (cerca de 400 euros) enquanto o modelo Plus custa 442 dólares (aproximadamente 420 euros).

Na série 15, a estratégia da Apple para fazer frente a estes custos passou por eliminar do portefólio a variante com 128 GB de armazenamento interno no iPhone 15 Pro Max.

Mas, se o custo das matérias-primas continuar a aumentar, nomeadamente o custo do processador A18 Bionic que será integrado em todos os modelos da série iPhone 16, é quase inevitável que os preços iniciais dos modelos da nova série sofram uma subida.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt