Apple é líder global de smartphones 5G ultrapassando Xiaomi e Samsung

Mónica Marques
Comentar

Uma nova pesquisa da empresa Strategy Analytics indica que o mercado de smartphones 5G está a crescer, de forma acelerada.

A Apple domina este segmento de mercado, seguida pela chinesa Xiaomi e sul-coreana Samsung, mas a crise global de componentes reflete-se também nesta pesquisa.

Vendas globais de terminais 5G registam crescimento exponencial com a Apple a liderar o segmento

Apple iPhone 13
O iPhone 13 está a impulsionar as vendas globais de smartphones 5G da Apple

A empresa Strategy Analytics acaba de divulgar os resultados de uma nova pesquisa sobre o mercado global de smartphones 5G. Um dos primeiros pontos a reter é que as remessas do terceiro trimestre de 2021 mais do que duplicaram em relação ao período homólogo de 2020. em simultâneo, a receita total das vendas deste tipo de terminais triplicou neste período de tempo.

A usufruir deste crescimento exponencial está a Apple que é líder do segmento de mercado de equipamentos 5G ao deter um quarto do mercado global de smartphones com comunicações 5G.

Em segundo lugar está a fabricante chinesa Xiaomi que, em próximas análises, poderá perder a posição, uma vez que as vendas globais de terminais 5G da marca praticamente pararam no referido trimestre. Muito devido à crise de escassez global de componentes, tal como a própria empresa assumiu numa conferência de imprensa relativa aos seus resultados fiananceiros.

Já a terceira posição é ocupada pela Samsung. A gigante sul-coreana, por sua vez, regista uma procura crescente pelos seus dispositivos 5G, em várias regiões do mundo. O que pode sugerir uma futura subida de lugar no ranking global de vendas de smartphones 5G.

Honor regista um crescimento nas vendas globais de smartphones 5G na ordem dos 194%

Honor 50 Pro
Honor 50 Pro é um dos terminais que fez crescer a marca no terceiro trimestre de 2021

Os restantes lugares pertencem à OPPO, Vivo, Honor e Realme que, devido aos resultados obtidos, encontram-se também entre os principais players deste mercado específico. Saliente-se que o maior crescimento de vendas globais destes terminais pertence à Honor, cujas remessas aumentaram 194% no terceiros trimestre.

De acordo com Yiwen Wu, diretor associado da Strategy Analytics, a Honor foi a marca de smartphones Android 5G que registou o crescimento mais rápido no terceiro trimestre de 2021.

Ainda segundo o mesmo responsável, os modelos "50 5G, 50 SE 5G e 50 Pro 5G da Honor foram os seus smartphones 5G líderes no terceiro trimestre de 2021". Ao que tudo indica, a separação da Huawei, no início deste ano para ultrapassar as sanções norte-americanas, terá resultado, além de a marca estar a crescer rapidamente em popularidade no mercado chinês.

Xiaomi e Samsung em luta renhida no segmento de smartphones 5G

Xiaomi 12
A marca chinesa vai apresentar a nova série Xiaomi 12 a 28 de dezembro Crédito@OnLeaks/Zoutons

De acordo com a empresa Strategy Analytics, a Xiaomi registou um crescimento exponencial nas vendas globais de smartphones 5G no segundo trimestre de 2021, mas no terceiro trimestre do mesmo ano, esse crescimento estagnou.

Ken Hyers, diretor de Strategy Analytics, esclarece as razões da estagnação da marca chinesa, explicando que o ressurgimento da Samsung contece a capacidade de crescimento da Xiaomi na Europa no terceiro trimestre de 2021.

Por outro lado, a crescente popularidade da OPPO no mercado chinês, desferiu mais um golpe no crescimento da Xiaomi, a qual já sofria com as consequências da crise global de escassez de componentes. Todos estes factores conjugados ditaram a estagnação do crescimento da Xiaomi no mercado global de smartphones 5G.

Procura por terminais Samsung cresce em vários países

Samsung Galaxy Z Flip
O Samsung Galaxy Z Flip é o smartphone dobrável mais bem-sucedido da empresa sul-coreana

Por sua vez, a Samsung volta a terreno positivo, depois de três trimestres negativos no que respeita a vendas globais de equipamentos. De acordo com os resultados apresentados pela Strategy Analytics, a empresa sul-coreana está a beneficiar de uma procura crescente pelos seus equipamentos, em vários países, devido ao amplo leque de oferta com vários níveis de preços.

Segundo Ville Petteri-Ukonaho, diretor associado da Strategy Analytics, a combinação da tecnologia de smartphones dobráveis, como é o caso do bem-sucedido Galaxy Z Flip 3, com a série Galaxy A que se carateriza pelo seu custo acessível, está a tornar a Samsung numa das marcas mais populares do mundo, no segmento de smartphones Android 5G.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.