Apple e Google unem esforços para prevenção do stalking com produtos como AirTags

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As gigantes tecnológicas Apple e Google anunciaram um novo projeto conjunto com inequívocos benefícios para os seus utilizadores. Em causa, um sistema uniformizado para alertas de rastreamento indesejado de pessoas por dispositivos de localização Bluetooth.

Este novo projeto foi desenvolvido com base naquilo que a Apple aprendeu desde que colocou as suas AirTags no mercado. A ambição é que os benefícios desta nobre empreitada possam ser disponibilizados ao público até ao final de 2023.

Apple e Google unem esforços a pensar na segurança e bem-estar dos seus utilizadores

O anúncio hoje feito pelas empresas norte-americanas dá conta de uma nova especificação para o desenvolvimento de um novo sistema de alertas universal. Um que funcionará de igual forma tanto no iOS como no Android.

Apple AirTag

Para já, estamos ainda na fase de proposta, tendo sido endereçado o convite a várias entidades para fornecerem o seu feedback. Com efeito, durante os próximos três meses as empresas estarão abertas a sugestões para melhorarem e otimizarem esta nova tecnologia.

O objetivo é que cenários de perseguição conduzidos com dispositivos semelhantes às AirTags sejam mitigados para a segurança da população. A Apple já possui um sistema desses, mas agora quer desenvolver um transversal ao iOS e Android.

"Hoje, a Apple e Google apresentaram em conjunto uma proposta de especificação do setor para ajudar a combater o uso indevido de dispositivos de rastreamento de localização Bluetooth para rastreamento indesejado. A especificação pioneira permitirá que os dispositivos de rastreamento de localização Bluetooth sejam compatíveis com deteção e alertas de rastreamento não autorizados nas plataformas iOS e Android. Além de incorporar o feedback dos fabricantes de dispositivos, a contribuição de vários grupos de segurança e defesa foi integrada no desenvolvimento da especificação".

"Esta nova especificação do setor baseia-se nas proteções da AirTag e, através da colaboração com a Google, resulta num passo crítico para ajudar a combater o rastreamento indesejado no iOS e no Android".

Perante esta notícia, marcas como a Samsung, Tile, Chipolo, Eufy Security e Pebblebee já demonstraram o seu interesse na adoção desta tecnologia. Ou seja, trata-se de um projeto ao qual ninguém quer ficar alheio.

Segue-se agora o período de consulta da proposta durante os próximos três meses, sucedido pelo seu desenvolvimento. Concluído este processo, espera-se que o inovador sistema de alertas possa ser implementado no iOS e Android através de uma atualização de software.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.