Apple e BMW já trabalham para trazer a futurista CarKey para iPhone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como já havia sido noticiado em fevereiro, a Apple está mesmo a desenvolver uma funcionalidade chamada CarKey que promete substituir as tuas chaves do carro pelo iPhone.

Esta é uma funcionalidade primeiramente descoberta na versão beta do iOS 13.4, e o site 9to5Mac encontrou agora novas evidências no código do iOS 14. Ao que parece, a Apple está a trabalhar em conjunto com a BMW, para que esta se torna na primeira fabricante a adotar a funcionalidade.

Como deve funcionar a CarKey

Segundo os especialistas do 9to5Mac, a CarKey deve dar para abrir, fechar e ligar automóveis, usando o iPhone ao invés da tradicional chave física. As chaves virtuais serão geridas através da app Wallet e até poderão funcionar sem qualquer tipo de autenticação se o utilizador assim desejar.

Ao que tudo indica, as chaves virtuais também deverão poder ser partilhadas através de mensagens. Haverá duas versões suportadas: uma em que é necessário usar o iPhone como “contactless” e outra em que este pode manter-se no bolso.

Para usar este tipo de funcionalidade, serão usadas as tecnologias de Ultra-Wideband (UWB) e Bluetooth Low Energy (BLE), para que exista segurança e precisão em todo o processo.

Tendo em conta que UWB pode ser um requisito mínimo para a CarKey, tal significa que esta será uma funcionalidade apenas suportada a partir dos iPhone 11. Além disso, também é expectável que o próximo Apple Watch Series 6 seja lançado com esta tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

  • A Apple deveria inspirar-se neste conceito para os próximos iMac
  • Android Auto e Apple CarPlay são mais perigosos que mandar mensagens, afirma estudo
  • Processador do próximo iPhone (A14) poderá ser mais potente do que se imagina
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.