Apple é a marca mais valiosa de 2022, mas cuidado com o TikTok

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple é a marca mais valiosa do mundo neste início de 2022 de acordo com um novo estudo de mercado. Por outro lado, algumas das principais rivais como a Google, Samsung e Huawei também chegaram ao Top 10. Em simultâneo, vemos ainda a TikTok a tornar-se numa das marcas mais promissoras e com maior velocidade de crescimento.

As informações estão presentes no mais recente relatório da Brand Directory, agência que dá a coroa à gigante de Cupertino como marca mais valiosa do globo. Mais concretamente, avaliada em 355,1 mil milhões de dólares norte-americanos, não há atualmente marca que se lhe compare. Note-se, todavia, que este valor não representa a cotação de mercado ou market cap da Apple.

A empresa de Tim Cook fecha janeiro com mais uma distinção

Segundo o relatório da Brand Directory no Top 10 temos gigantes como a Amazon, Google, Microsoft e a Walmart nas primeiras cinco posições. Os demais lugares foram ocupados pela Samsung, Facebook, ICBC, Huawei e pela Verizon.

Em particular vemos a Huawei a voltar a este exclusivo Top 10 apesar da contínua derrapagem no segmento dos smartphones. Não obstante, o destaque vai para a Apple cuja valorização aumentou 35% face ao valor obtido neste índex no ano passado.

Aliás, de acordo com a Brand Directory este foi o valor mais expressivo de valorização alguma vez registado pela entidade em questão. Com efeito, a entidade afirma que a Apple teve um ano de 2021 invejável e incomparável, feito agora celebrado no início de 2022.

Apple teve um incrível ano de 2021

Além de atingir valores recorde de capitalização de mercado, a gigante tecnológica reforçou o valor da sua marca. Isto é, além do mercado de capitais, também o "peso" da sua maçã se tornou mais óbvio e cobiçado durante o último ano.

Tal facto tornou a sua marca mais reconhecível e desejada não só nos smartphones iPhone, mas em várias novas áreas de operação como os serviços. Estes serão, a propósito, um dos vetores de crescimento e reforço do seu ecossistema daqui em diante.

TikTok mostrou crescimento rápido em 2021

O fenómeno TikTok foi outra das surpresas evidenciadas pela Brand Directory. Com efeito, esta empresa é uma das que mais cresce atualmente, triplicando o valor da marca durante o último ano, um feito não superado pelas demais concorrentes.

Mais concretamente, a valorização do TikTok foi de 215% face ao ano prévio, surpreendendo até as mais positivas avaliações prévias à empresa de entretenimento. Atualmente o TikTok ocupa o 18.º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22: todos os pormenores dos novos topos de gama Android
  • Xiaomi revela quais os primeiros smartphones a receber a MIUI 13 e quando
  • Samsung Galaxy S22: estas são as cores do topo de gama. Escolhe já o teu modelo favorito
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.