Apple despede-se do iPhone 13 mini

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O evento Wonderlust trouxe consigo os novos equipamentos móveis da Apple, assim como também dita o fim de vida de outros dispositivos mais antigos.

Este ano, de forma inesperada, a empresa de Cupertino descontinuou o seu modelo mais compacto. É altura de dizer adeus ao iPhone 13 mini.

Não se sabe a razão para a Apple ter descontinuado o iPhone 13 mini

imagem do iPhone 13 em grupo
A série iPhone 13 foi lançada em setembro de 2021 Crédito@Apple

O lançamento de uma nova geração de iPhones é sempre um dos eventos mais aguardados e relevantes do ano, no mundo tecnológico. Mas ainda que as atenções estejam concentradas no lançamento das novidades, este acontecimento marca também o fim de vida para produtos mais antigos.

Este ano não foi exceção e o evento Wonderlust ditou a inesperada descontinuação do iPhone 13 mini e a razão para a Apple o fazer está ainda no segredo dos deuses. Muitos utilizadores ficaram surpreendidos e até chocados, sobretudo os fãs de modelos mais compactos.

Claro que durante os próximos tempos será possível ainda comprar o modelo mini desta geração de iPhones, visto que muitas lojas de retalho ainda têm stock de produto. Mas é preciso ter em conta que com este fim de vida do produto, as alternativas para o comprar estão sujeitas a garantias limitadas e a um potencial aumento dos preços.

Modelos Android compactos podem ocupar o lugar do iPhone 13 mini no mercado

Ainda que a razão para este abrupto fim de vida seja desconhecida, alguns especialistas acreditam que a Apple assim o decidiu tendo em conta o atual mercado de smartphones. A empresa pode estar a recorrer a uma estratégia que se concentre mais em modelos com ecrãs maiores e que incluam mais recursos, para manter a sua competitividade no mercado.

Por outro lado, o fim de vida deste modelo por também abrir um novo nicho de mercado para os smartphones Android. Sem o mini da Apple surge a oportunidade de fabricantes como a Xiaomi e Samsung ocuparem este nicho de mercado com modelos seus.

Conhece os novos produtos apresentados pela Apple:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt