Apple confirma armazenamento dos dados iCloud em servidores Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os primeiros rumores de que a Apple poderia mudar os servidores de backup para os dados da iCloud remontam a 2016. Nessa altura, especulou-se que a gigante de Cupertino poderia trocar os servidores da Microsoft e Amazon pelos da Google. Agora, passado todo este tempo, esta crença veio mesmo a confirmar-se.

O serviço iCloud é talvez o principal responsável pelo fantástico ecossistema do qual todos os utilizadores Apple usufruem. Trata-se de um serviço baseado na nuvem no qual são armazenados todos os teus dados de forma a estarem acessíveis tanto no teu iPhone como no teu Mac. Documentos, contactos, fotografias, calendário e tudo mais estão armazenados neste serviço.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Todos os acessórios oficiais da Samsung

Atá agora, a Apple tem vindo a utilizar os servidores Amazon Web Services e os Microsoft Azure. Dois dos principais protagonistas no que respeita ao armazenamento de dados para o setor empresarial. Agora, com a atualização do guia de segurança do iOS, veio a confirmação de que a Apple passa a utilizar os servidores Google Cloud Plataform.

Uma mudança de servidores que em nada afetará a experiência de utilização de qualquer utilizador Apple. Tudo manter-se-á como estava até agora, sendo que as modificações foram operadas apenas a nível logístico.

Para aqueles que possam estar preocupados com a segurança dos seus dados, a Apple já veio apaziguar os ânimos. Segundo a empresa de Cupertino, a Google não terá acesso a qualquer dado referente aos seus utilizadores.

Apple troca Microsoft e Amazon pela Google para armazenar dados da iCloud

A empresa liderada por Tim Cook explica que todos os dados serão divididos em porções e encriptados utilizando a tecnologia AES-128. Já a chave que permitirá a sua desencriptação utiliza a tecnologia SHA-256. Essa chave será armazenada na conta iCloud de cada utilizador.

Ou seja, tudo aquilo que a Google verá nos seus servidores serão dados encriptados sem qualquer significado. A empresa não terá qualquer forma de ligar qualquer um desses ficheiros a alguém em particular.

Esta notícia trata-se apenas de um esclarecimento para com todos os utilizadores Apple. A empresa acredita que todos devem ter noção das suas políticas ao nível da segurança dos dados dos seus utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

MWC. Sony apresenta os seus auriculares Sony Xperia Ear Duo

Motorola Moto E5 terá um design elegante para gama de entrada

Umidigi Z2 contará com traseira de vidro 3D e à prova de riscos

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.