Apple continua a ser a marca favorita de smartphones neste mercado crucial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, uma empresa de consultoria revelou quais são as marcas com um maior índice de satisfação na China, um dos mercados mais relevantes para as empresas deste setor.

Apple, Huawei e Xiaomi ocupam os três primeiros lugares neste ranking, refletindo as preferências dos consumidores chineses, sendo que a Samsung ocupa uma posição inesperada.

Apple é a favorita dos utilizadores chineses e Samsung fica em nono lugar

iPhone 14
A Apple é uma das marcas preferidas dos utilizadores chineses Crédito@Apple

O mercado de smartphones está em constante transformação, não só pelos lançamentos consecutivos de novos modelos como também por as preferências dos utilizadores mudarem ao longo do tempo.

Exatamente para dar a conhecer a opinião do público, a empresa de consultoria Chnbrand acaba de divulgar o ranking com as marcas que registam um maior índice de satisfação no mercado chinês, um dos mais importantes deste setor devido ao elevado número de consumidores.

Nos três primeiros lugares estão a Apple, Huawei e Xiaomi com 86,2, 85,5 e 83,1 pontos respetivamente. Em comparação com a última análise do género feita em 2021, estas marcas mantêm-se como as favoritas dos utilizadores chineses, sendo que os lugares cimeiros deste ranking não regista mudanças significativas.

Mas é nos lugares seguintes que temos as maiores surpresas. A começar desde logo pela Samsung que ocupa o nono lugar neste índice de satisfação, tendo caído dois lugares face à análise de 2021.

A maior subida é registada pela OPPO que ocupa agora a quarta posição no ranking das preferências, sendo que no ano anterior estava na oitava posição.

“As caras novas” deste ranking são a iQOO e Redmi que entram diretamente para o sexto e sétimo lugar, respetivamente. Honor e Vivo são as restantes marcas presentes, sendo que a primeira está agora em quinto lugar no ranking – no ano passado a Honor ocupava o quarto lugar nas preferências dos consumidores chineses.

A Vivo registou também uma queda de três lugares, face à análise de 2021, e ocupa agora a oitava posição no índice de satisfação do cliente, no mercado chinês.

Apple e Huawei são as marcas com maior índice de satisfação na China há dois anos consecutivos

Tal como já referimos, os dois primeiros lugares deste índice de satisfação estão ocupados pelas marcas Apple e Huawei. E esta não é a primeira vez que os consumidores chineses mostram a sua preferência por estas duas marcas.

Já em 2021, assim como em 2020, a Huawei e a Apple também foram as marcas com maior índice de satisfação no mercado chinês. Por sua vez, a Xiaomi tem vindo a recolher as preferências dos consumidores nestes últimos três anos, sendo que em 2021 foi quando registou a maior subida neste ranking.

Já a OPPO tem registado vários subidas e descidas enquanto a Samsung parece não conseguir conquistar em definitivo os utilizadores chineses.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt