Tim Cook vendeu 13% das suas ações da Apple por 88 milhões de dólares

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O atual CEO da fabricante responsável pelos iPhone, a Apple, vendeu cerca de 13% de todas as ações detidas das sua empresa. A alienação de participações foi avaliada já em 88 milhões de dólares, ou 41,5 milhões de dólares após liquidação de impostos.

O executivo vendeu uma parte significativa do seu portefólio de ações na Apple, fazendo de imediato as manchetes ao ser apurada a escala da operação financeira. Ainda que uma significante maquia fique retida de imediato junto do fisco, em termos líquidos a quantia supera os 40 milhões de dólares.

Tim Cook separou-se de uma boa parte das suas ações da Apple

Apple iPhone Tim Cook
Tim Cook, atual CEO da gigante de Cupertino.

A Apple é a empresa mais valiosa do mundo, portanto, não é de todo estranho ver este tipo de escrutínio às suas operações financeiras e movimentos na bolsa. Agora, ao que tudo indica, o próprio CEO, Tim Cook, venderá 13% das suas ações da gigante de Cupertino.

Assim que a operação se concretize, o magnata norte-americano embolsará uma pequena fortuna, apesar de já pagar sensivelmente metade em sede de impostos. A carga fiscal é arrebatadora, ainda que os valores envolvidos também o sejam.

Em todo o caso, esta operação comportará a maior venda de ações da Apple dos últimos anos. Algo que, naturalmente, leva os peritos e analistas a questionar-se sobre as verdadeiras motivações de tal ação por parte de Cook.

O que terá motivado Tim Cook a vender parte das suas ações da Apple?

Apple Park
A sede da gigante de Cupertino, o Apple Park.

Cook vendeu um total de 511 000 ações da Apple, valorizadas em 170 a 174 dólares cada uma. Ou seja, isto traduz-se aritmeticamente num total de 88 milhões de dólares resultante da venda destas ações da tecnológica de Cupertino.

Ainda assim, Cook terá que deixar uma boa parte deste valor junto do fisco norte-americano, resultando numa soma líquida próxima dos 44 milhões de dólares. Por esse motivo, uma boa parte dos milionários norte-americanos mantém o seu dinheiro investido em ações e não em ativos.

Por outro lado, importa frisar que Tim Cook continua a ter 3,28 milhões de ações da Apple, algo que conseguiu obter por mérito próprio e pelos vários anos de trabalho na empresa. Foi sob a sua alçada, já como CEO, que a empresa viveu a sua maior fase de crescimento económico para se tornar na empresa mais valiosa do mundo.

Ainda a propósito, recordamos que o próprio Tim Cook aplicou um corte de 40% do dinheiro que ganhava até 2022. Esta medida, segundo então se apurou, serviu para compensar o executivo face aos seus lucros de 49 milhões de dólares, cerca de 41,6% menos do que a quantia auferida em 2022.

Por fim, Cook não foi o único executivo de alto nível na Apple a vender parte das suas ações. A medida seria replicada por Deirdre O'Brien e Katherine Adams, duas das vice-presidentes séniores da gigante de Cupertino, tal como avança a publicação BusinessInsider.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.