A Apple, em parceria com a Porsche e a Aston Martin, prepara-se para fazer evoluir a interação entre o smartphone e o automóvel. O CarPlay de próxima geração promete uma integração mais profunda. O objetivo passa por entender-se para além do ecrã central e abranger o painel de instrumentos e outros ecrãs adicionais.
O novo CarPlay vai além do tradicional, por permitir aos utilizadores uma personalização completa. Desde temas de cores a layouts variáveis, tudo será controlado e armazenado de forma encriptada nos iPhones dos utilizadores. Esta personalização é ilustrada pela Porsche, que revela a adaptação do CarPlay em três ecrãs - o digital, o central touchscreen e um do lado do pendura.
Novo Apple CarPlay vai usar os sensores dos veículos para fornecer informações ao condutor
A Apple assegura que o sistema avançado CarPlay vai utilizar os sensores do carro, fornecendo informações como temperatura exterior, pressão dos pneus, estado da caixa de velocidades e velocidade do motor. É importante notar que os iPhone não vão armazenar nem rastrear estes dados, para manter a privacidade do utilizador.
Enquanto a Porsche mantém segredo sobre os modelos que estrearão este novo sistema, a Aston Martin anunciou que será padrão no novo DB12. Esta colaboração destaca a adaptabilidade e flexibilidade da tecnologia CarPlay, ao premeter uma experiência fluida independentemente da marca do veículo.
Com este avanço, o Apple CarPlay promete tornar-se o novo padrão para sistemas de infotainment nos automóveis, com uma experiência de condução mais integrada e personalizada. Resta saber quantas mais marcas vão adotar este Apple CarPlay mais evoluído.
Editores 4gnews recomendam: