Apple Car pode ser anunciado antes de 2030 para recuperar receita da Apple

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos anos, houve diversos rumores e supostas fugas de informação sobre o Projeto Titan da Apple, que se concentra no desenvolvimento de um carro elétrico pela empresa. Embora o projeto tenha tido altos e baixos, um novo relatório sugere que poderemos ver o Apple Car antes de 2030.

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, o Vision Pro e o Apple Car podem ser os próximos produtos de destaque nos quais a Apple está a apostar para recuperar as suas receitas.

Para revitalizar os seus negócios

Apple Car
Uma das muitas imagens conceituais que imaginam como poderá ser o design do Apple Car. Nada oficial foi lançado até o momento.

De acordo com Gurman, a Apple está a prever ter um período de festas de fim de ano com vendas semelhantes às do ano passado, ou seja, sem o crescimento desejado. Com a nova linha de iPads a ser lançada apenas no próximo ano, as receitas da empresa não cresceram como o esperado.

A estratégia da Apple para impulsionar esse crescimento seria, portanto, o lançamento de dois produtos inovadores de grande envergadura. O primeiro deles parece ser o Vision Pro. No entanto, de acordo com Gurman, isso ainda não seria suficiente. O segundo seria o investimento no mercado de veículos elétricos.

"Mas para revitalizar verdadeiramente os seus negócios, a Apple precisa de uma das suas 'próximas grandes coisas', que é a sua marca registada. Neste sentido, a empresa está a preparar-se para entrar nos mercados de realidade mista e dos veículos elétricos. Um carro ainda é uma opção", escreveu Gurman na sua última newsletter.

Noutra altura, Gurman aventurou-se a afirmar que o Apple Car poderia ser lançado em 2026. Agora, no entanto, ele já aposta no final da década.

Os desafios do Projeto Titan

Apesar das previsões de Gurman, que é conhecido como uma fonte confiável, os desafios enfrentados pelo Projeto Titan fazem com que outros analistas não acreditem que o Apple Car chegue ao mercado ainda nesta década.

De acordo com o site BGR, ao longo de quase dez anos, o projeto enfrentou obstáculos significativos, incluindo a saída de executivos e a dissolução de uma equipa inteira.

No final de setembro, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que o desenvolvimento do Apple Car havia perdido "toda a visibilidade" no momento atual. Segundo Kuo, apenas uma grande aquisição poderia ajudar a Apple a lançar o veículo.

O que se sabe, por enquanto, é que um veículo elétrico (VE) está nos planos da Apple, ou pelo menos o estudo de sua viabilidade está em andamento. Outra certeza que podemos ter é que continuaremos a receber muitos relatórios com novas informações sobre o assunto nos próximos anos.

A chegada do veículo ao mercado ainda deve depender de vários fatores, incluindo as mais recentes tecnologias, como a IA. Com o crescimento da IA, a Apple também teve que direcionar os seus esforços para essa área. Quem sabe, no futuro, possamos ver um Apple Car que faça uso dessa tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.