Um bug no iPhone 14 está a ativar, de forma incorreta, o novo recurso Crash Detection que deteta quando o utilizador está envolvido num acidente automobilístico.
Em um dos episódios mais bizarros conhecidos, a nova funcionalidade da Apple confundiu um desastre com uma viagem numa montanha-russa.
Bug “confunde” funcionalidade Crash Detection da Apple
Desde o lançamento da nova série iPhone 14 e do sistema operativo iOS 16 que têm surgido notícias de alguns bugs que afetam os equipamentos Apple. Como por exemplo, o caso em que os novos terminais da série 14 tremiam, sem razão aparente, quando gravavam vídeos em aplicações de terceiros, como o Instagram e o TikTok, o que, entretanto, foi resolvido com uma nova atualização.
Mas existem também histórias peculiares. De acordo com alguns relatos na rede social Twitter, um bug está a afetar a nova funcionalidade Crash Detection, levando o recurso a confundir acidente com diversão.
A história bizarra é contada por Joanna Stern, do The Wall Street Journal, que relata que os serviços de emergência já foram contactados diversas vezes, pelo novo recurso, para se dirigirem a um parque de diversões. Tudo porque a funcionalidade é inesperadamente ativada em… montanhas-russas!
De acordo com Joanna Stern, o recurso contacta as autoridades com a seguinte mensagem: "o proprietário deste iPhone sofreu um grave acidente de carro e não está a responder ao telefone. O local de emergência é Latitude 39.3411, Longitude -84.2689 com um raio de pesquisa estimado de seis metros. A mensagem será repetida em cinco segundos."
Ora, chegados ao “local de sinistro”, as autoridades de emergência constatam que o referido proprietário do iPhone está bem e a divertir-se numa montanha-russa.
Soluções temporárias para bug do Crash Detection
Para já, a Apple ainda não disponibilizou uma atualização que faça o Crash Detection reconhecer uma viagem numa montanha-russa, mas existem três soluções temporárias que podem evitar o contacto com as autoridades de emergência.
A primeira, mas menos prática, é deixar em casa qualquer equipamento Apple que tenha este recurso quando surgir a oportunidade de uma viagem numa montanha-russa. Percebemos que esta solução será muito difícil de colocar em prática, sobretudo se o único smartphone que o utilizador tiver seja um iPhone.
A segunda solução é ativar o modo avião, deslizando o dedo para baixo, no lado direito do ecrã para aceder ao Centro de Controlo. Com o modo avião ativo, todas as frequências rádio serão desligadas e a funcionalidade de deteção de acidentes estará desativada.
Por fim, os utilizadores podem também navegar até ao menu Configurações, selecionar a opção SOS e desativar a opção Ligar após acidente grave.
Editores 4gnews recomendam: