Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max 'desiludem' no 1.º hands-on

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A nova gama de smartphones iOS está cada vez mais próxima. Ao que tudo indica, a Apple manterá a tradição e revelará a gama Apple iPhone 14 em meados de setembro próximo. Até lá, as fugas de informação trazem-nos agora um relato morno das primeiras impressões aos modelos de topo de Cupertino.

Em causa estão os Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, modelos mais onerosos e onde também teremos as principais diferenças face à atual geração iPhone 13. Porém, o impacto inicial, apesar de positivo, está longe de surpreender uma fonte próxima da linha de produção dos novos telefones que já terá pegado nos dispositivos.

Há diferenças, mas nada de estrondoso nos Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro Max

A source has had hands-on time with iPhone 14 Pro and 14 Pro Max.(Thread)-The new pill+hole doesn’t add anything new. It looks different, but it pretty much works like the notch. Once you get used to it it’s “gone”.-It’s thick. The Pro Max feels like a brick (as usual).

— LeaksApplePro (@LeaksApplePro) 14 de agosto de 2022

O relato, partilhado pelo responsável pelo perfil de Twitter @LeaksApplePro, dá conta das primeiras impressões de uma fonte sua que já teve acesso aos telefones da maçã. Antes mesmo da apresentação oficial dos smartphones iOS esta fonte terá conseguido ter acesso a diversos modelos e partilhou agora as suas impressões.

Importa notar que este perfil de Twitter tem por hábito partilhar novidades, rumores e fugas de informação sobre o universo da maçã, com bom histórico de fiabilidade. Desse modo, somos damos como muito plausível este relato uma vez que as linhas de produção já estarão a produzir os vários modelos para dar resposta à expectável procura.

Here are some new features of the iPhone 14 Pro. New notch, cameras & More.Are you getting one? pic.twitter.com/mYqlkpZeZi

— LinkinForLife (@ForLinkin) 6 de agosto de 2022

Este testemunho baseia-se em unidades funcionais dos Apple iPhone 14 Pro e Apple iPhone 14 Pro Max. O aspeto mais diferente face à geração atual é efetivamente o recorde da notch, agora em forma de comprimido. Assim, apesar de manter as funcionalidades do FaceID, a notch está bastante reduzida, o que resulta num ecrã de maiores dimensões.

Está "confirmada" a notch reduzida nos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

There’s been decrease in notch from iPhone 12 Pro.The iPhone 14 Pro could feature a new smaller type of notch.Which do you prefer? 1/2 pic.twitter.com/tr6EJrcuY2

— LinkinForLife (@ForLinkin) 8 de agosto de 2022

A fonte refere que "pode demorar algum tempo até nos habituarmos ao novo formato do notch, mas as funções práticas estão todas lá". Para além disso, ganhamos um painel frontal mais clean, com menos interrupções para os ecrãs ProMotion a 120 Hz.

A mesma pessoa acrescenta ainda que a qualidade do ecrã nos Apple iPhone 14 Pro é a mesma dos Apple iPhone 13. Ou seja, a mesma tecnologia AMOLED, com painéis fabricados pela Samsung e alta taxa de atualização dos conteúdos a 120 Hz.

Apesar dos rumores sugerirem a utilização da mais recente tecnologia OLED M12 da Samsung, o testemunho partilhado não dá conta de melhorias notórias para a qualidade de imagem nos ecrãs dos modelos Pro.

Para além disso, é referido que o modelo iPhone 14 Pro Max parece "um tijolo na mão", tal como já é hábito nestes modelos de maiores dimensões.

Câmaras de 48 MP, mas com alguns "quês" nos iPhone 14 Pro

-There are some issues with the camera system. The new 48MP sensor is “the best one in a smartphone if there’s enough light,” but there’s some optimization to do regarding night mode. Source says it’s worse than the 13 Pro in that field. There’s a substantial amount of noise.

— LeaksApplePro (@LeaksApplePro) 14 de agosto de 2022

A mesma fonte apontou a presença de novos sensores fotográficos na câmara principal dos telefones Apple. Note-se que a Apple tem usado câmaras de 12 MP para os sensores principais há vários anos, mas estará agora pronta para apostar nos 48 MP.

Todavia, mais pixeis em cada sensor de imagem, sem que estes aumentem de dimensão, resulta numa diminuição do tamanho de cada pixel (cada célula) individual. Isto vai resultar em mais ruído digital (mais grão e artefactos) quando a luz escasseia. Este é o "quê" apontado ao novo sistema de câmaras dos iPhone 14 Pro Max.

-The display quality looks about the same as on the iPhone 13 Pro and 13 Pro Max.-The new camera system on the Pro iPhones looks massive. Good luck if you have a MagSafe Duo. It’ll probably work but look horrible. Specially if you plan on using a case.

— LeaksApplePro (@LeaksApplePro) 14 de agosto de 2022

Note-se, contudo, que a fonte refere as dimensões "enormes" do novo módulo de câmaras para os Apple iPhone 14 Pro. Isto pode indicar a utilização de sensores de maiores dimensões físicas, o que ajudaria a conter o inexorável aumento do ruído digital à medida que o tamanho de cada píxel diminui.

Por fim, importa notar que apesar do bom histórico de fiabilidade deste perfil de Twitter, as informações não são oficiais. Dito isto, interpretem estas conclusões com um (bom) grão de sal e cautela.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.