Apple apresenta o novo 'iPhone para todos', eis o Apple iPhone 13

Rui Bacelar
Comentar

Os ventos temperados da Califórnia trouxeram-nos um novo iPhone 13 em setembro, tal como a Apple nos habituou. O produto chega às lojas a partir do dia 24 de setembro, mantendo o preço da geração anterior, mas incorporando várias melhorias para 2021.

Este Apple iPhone 13 chegou acompanhado do iPhone 13 mini, bem como do duo iPhone 13 Pro, além de novos Apple Watch, bem como dois novos tablets, os iPad mini de 6.ª geração e o iPad de 9.ª geração. Agora, debruçámo-nos sobre este smartphone.

Chegou o novo Apple iPhone 13

Apple iPhone 13
Apple iPhone 13 e iPhone 13 mini.

A sanduíche de metal (alumínio) e vidro está de volta. O design pouco ou nada mudou com as arestas angulares a marcar presença na nova geração d iPhones para 2021. O corpo mantém também a certificação IP68 que lhe confere a resistência à água e ao pó.

Importa notar, contudo, que o tamanho do notch foi reduzido em 20% face à geração anterior - os iPhone 12. Aí encontramos não só a câmara frontal de 12 MP, como também o sistema de reconhecimento facial 3D, o Face ID.

Em 2021 a notch continua presente nos Apple iPhone 13

Apple iPhone 13
A notch continua presente, apesar de ter sido reduzida.

O novo telefone Apple continua a apresentar um ecrã Super Retina XDR com tecnologia OLED e as mesmas 6,1 polegadas de diagonal. As melhorias contemplam também um aumento de 28% no brilho destes painéis, chegando aos 800 nits.

Graças a este incremento de brilho o iPhone 13 e iPhone 13 mini são agora compatíveis com conteúdos HDR. No entanto, a taxa de atualização mantém-se nos 60 Hz, com os modelos Pro a receberem, em exclusivo, a atualização a 120 Hz.

O processador Apple A15 Bionic está presente em todos os iPhone 13

Apple A15 Bionic
Todos os novos iPhone usam o procesador Apple A15 Bionic.

"O processador mais poderoso de sempre", frase a que a Apple já nos habituou a cada nova geração de processadores e telefones, mas que costuma ter fundamento. Desta feita, temos a segunda geração do chip a 5 nm com mais poder gráfico que nunca.

Em particular, a GPU usa um novo design proprietário que nos modelos Pro tem 5 núcleos de processamento gráfico. Já nos iPhone 13 e iPhone 13 mini a gráfica tem 4 núcleos de processamento. É uma pequena diferença, mas digna de nota mesmo assim.

O chip da Apple tem uma litografia de 5 nm

Apple iPhone 13 Apple A15
Alguns dos destaques do novo processador Apple A15.

O novo processador Apple A15 possui um Neural Engine agora composto por 16 núcleos. Este é o seu centro de processamento dedicado à inteligência artificial, reconhecimento de voz, tratamento de imagem e outras tarefas de machine learning.

Mais ainda, temos também um novo ISP, o processador de sinal de imagem capaz de aguentar e processador o dobro das imagens em cache face ao seu antecessor. Temos também novos codificadores de vídeo e descodificadores.

As câmaras continuam com 12 MP, mas há melhorias nos iPhone 13

Apple iPhone 13
Caraterísticas das câmaras dos Apple iPhone 13.

O novo iPhone tem duas câmaras fotográficas de 12 MP com maior abertura focal para captar mais luz. Ainda que não sejam comparáveis às dos modelos Pro, também aqui temos boas caraterísticas.

Em particular a câmara de 12 MP com objetiva ultra-grande angular e abertura focal de f/2,4 recebe um novo sensor, mas não tem focagem automática como nos modelos Pro.

Na parte frontal a câmara de 12 MP TrueDepth também recebe agora o modo Center Stage para melhorar as videochamadas. Este modo cria o enquadramento ideal para a imagem independentemente da posição da pessoa, ou permite acomodar mais pessoas.

A bateria também está maior nos Apple iPhone 13

Apple iPhone 13
As principais caraterísticas do novo Apple iPhone 13.

Por fim, além de terem um processador mais eficiente, também a bateria do iPhone 13 recebe um incremento de capacidade. No entanto, a Apple não especificou a capacidade desta célula energética, tal como é seu hábito.

O novo Apple iPhone 13 começa a ser expedido a partir do dia 24 de setembro, mantendo-se os preços da geração anterior. Desse modo, em Portugal este modelo custará desde 929 €, com o modelo base a ter 128 GB de armazenamento.

Também poderão comprar este iPhone com 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno a partir do dia 17 de setembro - início das vendas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.