Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

A edição de 2021 da WWDC arrancou com a apresentação do iOS 15. Numa apresentação previamente gravada, a empresa americana deu a conhecer as grandes novidades do novo sistema operativo para o iPhone.

Esta versão do iOS destaca-se pelas novidades a implementar no sistema de notificações, novidades para o iMessage e Facetime e ainda na aplicação de fotografias. Serão estas as principais novidades a atingir todos os modelos compatíveis no final do verão.

Notificações estão mais inteligentes

A nova iteração do sistema operativo para o iPhone, o iOS 15, vem trazer uma nova forma de lidar com as notificações. Estão agora mais inteligentes, dando ao utilizador mais poderes sobre a forma como as gerir.

A Apple aplica, com o iOS 15, um sistema de personalização com notória incidência sobre a gestão das notificações no iPhone. Apelidado pela empresa americana como “Foco”, isto permitirá aos utilizadores definir quais as apps com prioridade na central de notificações.

Por defeito, o iOS 15 traz estados como trabalho, pessoal ou até um atalho para o modo Não Perturbar. Nos primeiros, o utilizador poderá personalizar aplicações que se encaixem nestas áreas, garantindo que serão apenas importunados com informações relevantes dessas aplicações. Como seria de esperar, o modo Não Perturbar irá silenciar todas as notificações, avisando o remetente desse estado.

Será possível criar estados de foco personalizados e adaptados especificamente para ti. Aqui poderá definir quais são as aplicações realmente importantes para esse momento, funcionando de forma semelhante aos estados pré-definidos.

Para os que são constantemente inundados com notificações durante o dia, a Apple criou um Sumário de Notificações. Aqui, o utilizador terá ao seu dispor um resumo de todo aquilo que recebeu até ao momento, ficando facilmente a par de todas as novidades.

O iMessage está mais social

A plataforma de troca de mensagens para os utilizadores Apple foi um dos focos da marca nesta apresentação. O intuito é fazer deste serviço mais social, numa tentativa de revitalizar o iMessage e ganhar mais utilizadores.

A grande novidade a chegar ao iMessage com o iOS 15 é um novo sistema de partilha de informação. Fotografias, vídeos ou as listas de reprodução preferidas serão mais simples de partilhar com os teus amigos.

No caso de receberes um álbum de fotografias partilhado, este estará automaticamente disponível na aplicação Fotos. Aí, poderás ver todas as imagens que acabaste de receber, não esquecendo uma ligação direta de volta ao iMessage para que não te distraias com outras ações.

O Apple Music receberá a mesma sensação de simbiose acima referida. Ou seja, a lista que receberes estará automaticamente disponível no serviço de streaming da Apple, podendo facilmente adicioná-la à tua biblioteca.

Spacial Audio chega ao Facetime

Cada vez mais em voga no departamento de áudio da Apple, o Áudio Espacial será implementado também no Facetime. Deste modo, será criada uma maior sensação de imersão nas tuas videochamadas.

Outra das novidades é uma vista em grelha de todos os contactos presentes numa determinada chamada de vídeo. O modo de retrato também chega ao Facetime para evitar distrações.

Não podemos esquecer a implementação de uma funcionalidade de isolamento de voz. Tal como deixa a entender, o intuito será isolar a tua voz dos ruídos ambientes, recorrendo ao machine learning, para que todos percebam aquilo que disseres.

A facilidade de partilha de ficheiros presente no iMessage terá sombra no Facetime. Este serviço recebe agora uma função chamada SharePlay. Com ele, poderás ver filmes e vídeos com os teus amigos ou ouvir as tuas músicas preferidas, sempre em simultâneo.

Chega ainda uma funcionalidade que te permite partilhar um link direto para a videochamada, acessível também no Android e Windows. Algo que permitirá expandir o leque de contactos a juntas numa chamda de vídeo.

Live Text é algo muito semelhante ao Google Lens

Com o iOS 15, a Apple lançará uma funcionalidade chamada Live Text. É impossível não olhar para esta funcionalidade como um reflexo de algo que o Google Lens já permite fazer.

Um dos exemplos dados é a possibilidade de retirar automaticamente texto de uma fotografia. O cenário exposto deu conta de uma fotografia com um número de contacto e como facilmente podemos contactar esse número.

Fotografias podem agora compilar álbuns

A aplicação de fotografias não foi esquecida pela Apple no desenvolvimento do iOS 15. Esta aplicação será capaz de criar automaticamente determinados álbuns para que recuperes rapidamente aquelas memórias incríveis.

Devemos ainda mencionar uma maior interação da app Fotografias com o Spotlight. O sistema de pesquisa universal do iOS poderá agora pesquisar por fotografias presentes na respetiva aplicação.

Estas são as novidades que os utilizadores do iPhone receberão ainda este ano. Tendo em conta o passado da Apple, o iOS 15 será oficialmente lançado aquando dos iPhone 13.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone: estas são as apps que recolhem mais dados sobre ti no iOS
  • Apple Watch Series 6: sabe quanto custa produzir este relógio
  • Hama MagLine: carregadores e capas com MagSafe para o teu iPhone
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.