Apple apresenta o seu novo pequeno guerreiro, eis o Apple iPhone 13 mini

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em 2020 ficamos a conhecer o iPhone 12 mini, um smartphone compacto, poderoso, mas com bateria penosa. De qualquer modo, para quem estava à procura de um bom telefone pequeno, o 12 mini era a resposta. Agora, temos o novo Apple iPhone 13 mini.

Ainda que o sucesso do iPhone 12 mini fosse questionável, a Apple decidiu renovar este pequeno guerreiro para uma segunda batalha em 2021. O resultado? Melhorias gerais em todos os aspetos do smartphone com iOS 15. Sim, também na bateria!

Chegou o novo Apple iPhone 13 mini para 2021

Apple iPhone 13
Apple iPhone 13 e iPhone 13 mini.

O que há de novo com o iPhone 13 mini face ao modelo anterior? A lista de novidades gerais, em seguida:

  • Notch (monocelha) reduzida, mas ainda presente no painel frontal
  • Ecrã 28% mais brilhante e preparado para conteúdo HDR
  • Câmara fotográfica principal com sensor de maiores dimensões
  • Processador: o novo Apple A15 Bionic
  • Bateria com capacidade (ligeiramente) aumentada
  • Conetividade de satélite para emergências (SOS)

O preço do iPhone 13 mini não sofre alterações em 2021

Apple iPhone 13 mini
Os preços nos Estados Unidos da América começam nos 699 dólares.

O evento California Streaming brindou-nos com o novo guerreiro compacto que em Portugal custará a partir de 829 €. As diferenças exteriores são virtualmente nulas, com a exceção da redução do notch ainda presente no ecrã deste iPhone 13 mini.

Os seus materiais de construção continuam a ser o vidro e o alumínio, adotando o mesmo design retangular com arestas angulares e bem definidas. Há, contudo, uma diferença na câmara traseira, com os dois sensores a adotarem agora uma disposição diagonal.

Em síntese, a maior mudança no design é a redução do notch, bem como a disposição diagonal dos sensores e módulos fotográficos na traseira. Tirando isto, continuamos a ter a porta Lightning na parte inferior do smartphone, portanto nada de USB-C.

Apple iPhone 13 mini
As principais caraterísticas técnicas do Apple iPhone 13 mini.

As principais melhorias internas residem no novo processador Apple A15 Bionic e na utilização de baterias de maior capacidade. O valor exato não é divulgado pela Apple, à moda de Cupertino, mas promete ser "ligeiramente" superior aos iPhone 12 mini.

Isto é particularmente importante para o Apple iPhone 13 mini uma vez que o seu antecessor não ficou propriamente conhecido pela sua autonomia de bateria. Aliás, a duração da bateria é o maior defeito do iPhone 12 mini.

Em síntese, o corpo do novo Apple iPhone 13 mini está ligeiramente mais espesso para acomodar a bateria de maiores dimensões e capacidade. No entanto, as capas do iPhone 12 mini provavelmente não poderão ser usadas no novo modelo.

O ecrã OLED está mais brilhante e a notch menor, mantendo o Face ID

Apple iPhone 13 mini
As principais caraterísticas técnicas do Apple iPhone 13 mini.

O iPhone 13 mini conta com um ecrã de 5,4 polegadas, com resolução Full-HD+ (1080 x 2340 pixeis) com o formato 19,5:9. Trata-se de um display OLED desenvolvido pela Apple, capaz de produzir um brilho máximo de 800 nits, superando aqui a geração anterior.

Desse modo, também no ecrã do mini poderão desfrutar do conteúdo HDR e todo o conteúdo multimédia em Dolby Vision. Por outro lado, e de forma algo expectável, o iPhone 13 mini não tem ecrã ProMotion a 120 Hz, um trunfo dos modelos Pro.

Em síntese, o ecrã está mais brilhante, mantém as dimensões, resolução e taxa de atualização (60 Hz) do iPhone 12 mini, apresentando também uma notch menor, com a câmara de 12 MP.

Há melhorias nas câmaras do Apple iPhone mini 13

Apple iPhone mini 13
As câmaras fotográficas também foram melhoradas no mini 13.

Em primeiro lugar temos um sensor de imagem de maiores dimensões no iPhone 13 mini. Isto permite-lhe captar mais luz comparativamente com o seu antecessor. A resolução mantém-se nos 12 MP, mas os pixeis estão agora mais brilhantes.

Na prática, o iPhone 13 mini terá melhor desempenho em cenários onde a luz escasseia como, por exemplo, a fotografia noturna. A imagem captada estará mais nítida e com menos ruído digital, ou grão.

Apple iPhone 13

A isto soma-se a maior novidade - o sistema Sensor Shift - chegou ao iPhone 13 mini. É uma solução equiparável ao OIS, sendo neste caso o sensor estabilizado e não os elementos óticos.

A segunda câmara mantém os 12 MP de resolução, e a ótica ultra-grande angular. No entanto, a abertura focal é agora maior, a f/1,8 que permitirá captar mais luz em cada imagem.

O hardware e o processador estão melhores no iPhone 13 mini

Apple iPhone 13 mini
As principais caraterísticas técnicas do Apple iPhone 13 mini.

Todos os novos Apple iPhone 13 recebem o novo processador A15 Bionic. Esta é a segunda geração do chip Apple a 5 nm, estando agora mais eficiente e poderoso, pelo menos no papel. Segundo a fabricante, temos melhorias no desempenho e na eficiência energética, algo particularmente importante para um iPhone que não é conhecido pela boa autonomia.

Mais ainda, o iPhone 13 mini começa agora nos 128 GB de armazenamento ao invés dos 64 GB. Esta é outra das suas grandes melhorias para 2021, oferecendo o dobro do espaço na sua versão de entrada.

A capacidade da bateria não é revelada. Tal como já nos habituou, a Apple não especifica estes números, mas de acordo com as fugas de informação a bateria tem agora 2 406 mAh face aos 2 227 mAh do iPhone 12 mini.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.