Em 2020 ficamos a conhecer o iPhone 12 mini, um smartphone compacto, poderoso, mas com bateria penosa. De qualquer modo, para quem estava à procura de um bom telefone pequeno, o 12 mini era a resposta. Agora, temos o novo Apple iPhone 13 mini.
Ainda que o sucesso do iPhone 12 mini fosse questionável, a Apple decidiu renovar este pequeno guerreiro para uma segunda batalha em 2021. O resultado? Melhorias gerais em todos os aspetos do smartphone com iOS 15. Sim, também na bateria!
Chegou o novo Apple iPhone 13 mini para 2021
O que há de novo com o iPhone 13 mini face ao modelo anterior? A lista de novidades gerais, em seguida:
- Notch (monocelha) reduzida, mas ainda presente no painel frontal
- Ecrã 28% mais brilhante e preparado para conteúdo HDR
- Câmara fotográfica principal com sensor de maiores dimensões
- Processador: o novo Apple A15 Bionic
- Bateria com capacidade (ligeiramente) aumentada
- Conetividade de satélite para emergências (SOS)
O preço do iPhone 13 mini não sofre alterações em 2021
O evento California Streaming brindou-nos com o novo guerreiro compacto que em Portugal custará a partir de 829 €. As diferenças exteriores são virtualmente nulas, com a exceção da redução do notch ainda presente no ecrã deste iPhone 13 mini.
Os seus materiais de construção continuam a ser o vidro e o alumínio, adotando o mesmo design retangular com arestas angulares e bem definidas. Há, contudo, uma diferença na câmara traseira, com os dois sensores a adotarem agora uma disposição diagonal.
Em síntese, a maior mudança no design é a redução do notch, bem como a disposição diagonal dos sensores e módulos fotográficos na traseira. Tirando isto, continuamos a ter a porta Lightning na parte inferior do smartphone, portanto nada de USB-C.
As principais melhorias internas residem no novo processador Apple A15 Bionic e na utilização de baterias de maior capacidade. O valor exato não é divulgado pela Apple, à moda de Cupertino, mas promete ser "ligeiramente" superior aos iPhone 12 mini.
Isto é particularmente importante para o Apple iPhone 13 mini uma vez que o seu antecessor não ficou propriamente conhecido pela sua autonomia de bateria. Aliás, a duração da bateria é o maior defeito do iPhone 12 mini.
Em síntese, o corpo do novo Apple iPhone 13 mini está ligeiramente mais espesso para acomodar a bateria de maiores dimensões e capacidade. No entanto, as capas do iPhone 12 mini provavelmente não poderão ser usadas no novo modelo.
O ecrã OLED está mais brilhante e a notch menor, mantendo o Face ID
O iPhone 13 mini conta com um ecrã de 5,4 polegadas, com resolução Full-HD+ (1080 x 2340 pixeis) com o formato 19,5:9. Trata-se de um display OLED desenvolvido pela Apple, capaz de produzir um brilho máximo de 800 nits, superando aqui a geração anterior.
Desse modo, também no ecrã do mini poderão desfrutar do conteúdo HDR e todo o conteúdo multimédia em Dolby Vision. Por outro lado, e de forma algo expectável, o iPhone 13 mini não tem ecrã ProMotion a 120 Hz, um trunfo dos modelos Pro.
Em síntese, o ecrã está mais brilhante, mantém as dimensões, resolução e taxa de atualização (60 Hz) do iPhone 12 mini, apresentando também uma notch menor, com a câmara de 12 MP.
Há melhorias nas câmaras do Apple iPhone mini 13
Em primeiro lugar temos um sensor de imagem de maiores dimensões no iPhone 13 mini. Isto permite-lhe captar mais luz comparativamente com o seu antecessor. A resolução mantém-se nos 12 MP, mas os pixeis estão agora mais brilhantes.
Na prática, o iPhone 13 mini terá melhor desempenho em cenários onde a luz escasseia como, por exemplo, a fotografia noturna. A imagem captada estará mais nítida e com menos ruído digital, ou grão.
A isto soma-se a maior novidade - o sistema Sensor Shift - chegou ao iPhone 13 mini. É uma solução equiparável ao OIS, sendo neste caso o sensor estabilizado e não os elementos óticos.
A segunda câmara mantém os 12 MP de resolução, e a ótica ultra-grande angular. No entanto, a abertura focal é agora maior, a f/1,8 que permitirá captar mais luz em cada imagem.
O hardware e o processador estão melhores no iPhone 13 mini
Todos os novos Apple iPhone 13 recebem o novo processador A15 Bionic. Esta é a segunda geração do chip Apple a 5 nm, estando agora mais eficiente e poderoso, pelo menos no papel. Segundo a fabricante, temos melhorias no desempenho e na eficiência energética, algo particularmente importante para um iPhone que não é conhecido pela boa autonomia.
Mais ainda, o iPhone 13 mini começa agora nos 128 GB de armazenamento ao invés dos 64 GB. Esta é outra das suas grandes melhorias para 2021, oferecendo o dobro do espaço na sua versão de entrada.
A capacidade da bateria não é revelada. Tal como já nos habituou, a Apple não especifica estes números, mas de acordo com as fugas de informação a bateria tem agora 2 406 mAh face aos 2 227 mAh do iPhone 12 mini.
Editores 4gnews recomendam: