Apple anuncia CARPLAY: UM SISTEMA PARA O CARRO PARA ACESSAR COM SEGURANÇA MENSAGENS, NOTIFICAÇÕES E MAPAS

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

"CarPlay deixa que os motoristas usem os seus iPhones, usando controles de toque simples e comandos de voz."

A Apple anunciou CarPlay no Salão Automóvel de Genebra, um recurso que irá integrar o seu iPhone com o seu carro, permitindo que você acesse seu telefone mais facilmente usando apenas sua voz ou os controles em seu carro.

CarPlay inicialmente será integrado com alguns veículos da Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo. Outros fabricantes como BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Subaru, Suzuki e Toyota também estão na fila.

O programa, chamado CarPlay, é descrito como uma maneira "mais inteligente, mais segura e mais divertida maneira de usar o iPhone no carro." Os usuários podem controlar o CarPlay com a interface nativa do seu carro ou simplesmente pressionar e segurar o botão de controlo de voz no seu volante para ativar Siri. Ele oferece controlos de toque simples e comandos de voz usando Siri (assistente orientada por voz da Apple). Siri será capaz de discar um número, ler mensagens e notificações e digitar as respostas através de respostas ditadas.

CarPlay funciona ligando o iPhone ao seu carro. Depois disso, você pode fazer e receber chamadas de voz, mensagens e muito mais usando Siri e sua voz. Mapas da Apple irão fornecer navegação turn-by-turn (quando disponível) e mostrar o mapa no carro de built-in display. Ou você pode ouvir música, podcasts, audiobooks, etc através de alto-falantes do seu carro. Uma vez conectado, o seu carro vai essencialmente transformar-se numa estação de ancoragem maciça e que permite acessar funções essenciais com mais facilidade, sem ter que mexer com o telefone.

CarPlay está disponível como uma atualização para o iOS 7, e é compatível com todos os iPhones que têm um conector Lightning (iPhone 5, 5c e 5s). Carros equipados com a Apple CarPlay estarão disponíveis em 2014.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.