Através da sua página de suporte, a Apple lançou um novo guia no qual explica os perigos inerentes ao carregamento de um iPhone enquanto estiveres a dormir. Sobretudo, se tens por hábito deixá-lo a carregar na tua própria cama.
O objetivo primordial deste alerta é educar os utilizadores com boas práticas de segurança enquanto estiverem a carregar o seu iPhone. Pequenas ações que almejam evitar acidentes derivados de uma tarefa tão trivial como o carregamento do nosso smartphone.
Apple não quer o teu iPhone a carregar na cama enquanto estás a dormir
Os novos alertas deixados pela Apple olham sobretudo para aqueles que têm por hábito adormecer com o iPhone na mão e a carregar. Tal como aponta a tecnológica e alguns bombeiros, este pode ser o catalisador para um incêndio.
A Apple desaconselha vivamente que os utilizadores tenham um dispositivo eletrónico a carregar em áreas que dificulte a dissipação de calor. Ela diz mesmo para evitar manter um iPhone a carregar junto à tua pele, uma almofada ou um cobertor.
"Por exemplo, não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou sob o seu corpo, quando estiver conectado a uma fonte de alimentação."
"Mantenha o iPhone, o adaptador de energia e qualquer carregador sem fio numa área bem ventilada durante o uso ou carregamento. Tome cuidado especial se você tiver uma condição física que afete a sua capacidade de detetar o calor contra o corpo."
Em síntese, a Apple pretende que os utilizadores procedam ao carregamento dos seus dispositivos em áreas com boa ventilação. O ideal é fazê-lo numa mesa ou superfície que não impeça uma boa dissipação do calor gerado pelo produto durante esse processo.
Alguns bombeiros também já fizeram campanhas de sensibilização para evitar estas práticas. Fazem-no ao enumerar algumas razões para não carregar o smartphone numa área com pouca ventilação enquanto dormes. A saber:
- Não consegues sentir nenhum cheiro enquanto estás a dormir, logo o início de um fogo não te irá acordar
- São necessárias apenas três respirações para o fumo deixar-te inconsciente
- Muitos utilizadores usam carregadores baratos ou defeituosos, mas até os originais podem iniciar um incêndio
Apple não se opõe a carregar o iPhone durante toda a noite
Este tema levanta ainda a velha questão se é, ou não, aconselhável deixar um smartphone a carregar durante toda a noite. Relativamente a essa questão, a Apple não se insurge contra tal prática.
Em rigor, na página de suporte da Apple é referido que desde que o iPhone seja carregado numa área bem ventilada o processo deverá ser seguro. Ou seja, nada contra sobre um carregamento noturno desde que essa condição seja cumprida.
Portanto, a questão do carregamento durante a noite de um smartphone prende-se mais com a pressão a que se submete a bateria do produto. Problemática que as marcas têm tentado combater com alguns truques de software.
Por exemplo, a Apple implementou no iOS 13 uma funcionalidade a que chama "carregamento otimizado da bateria". A sua função é desacelerar o carregamento do iPhone sempre que a bateria atinja os 80% de capacidade.
Se tens por hábito deixar a carregar o iPhone ou outro dispositivo eletrónico durante a noite, tenta mudar esse hábito. Caso contrário, quando acordares durante a noite, desliga o carregador do smartphone quando estiver carregado para evitar uma pressão desnecessária à sua bateria.
Editores 4gnews recomendam: