iPhone 15 terão a maior potência de carga na história da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Há um novo rumor que aponta um valor digno de nota para a potência de carregamento dos próximos iPhone 15 da Apple. A ser verdade, o carregamento a 35 W pode, efetivamente, ser o valor mais alto alguma vez empregue pela gigante de Cupertino.

Os utilizadores terão, na prática, um telefone que carrega mais rapidamente e, desse modo, mais rapidamente se poderão afastar da tomada e usar os seus novos telefones. Ainda assim, é um valor que empalidece face às soluções de carga no universo Android.

Carregamento a 35 W promete agilizar a carga nos iPhone 15

Apple iPhone 15
Representação digital do possível iPhone 15. Crédito: 9to5Mac.

Entre as mudanças mais significativas na próxima geração de smartphones iOS temos o câmbio da entrada tradicional Lightning para o padrão USB do Tipo C. Alteração esta que trará não só uma maior velocidade na transferência de ficheiros, como também permitirá agilizar o tempo de carregamento das baterias.

Até ao momento a Apple sempre optou por uma abordagem muito cautelosa no quesito do carregamento, optando por soluções mais lentas, mas comprovadamente seguras. Ainda assim, face à vasta popularidade das soluções de carga rápida no mundo Android - tome-se por exemplo o caso da Xiaomi com carga a 120 W - está na altura de a Apple melhorar este quesito.

Por outro lado, temos também o caso da Samsung que, regra geral, segue também uma abordagem bastante cautelosa com o carregamento rápido. Tome-se o exemplo do Galaxy S23 Ultra com carga rápida a 45 W de potência (no pico de carga).

USB do Tipo C permitirá carregar mais rapidamente os iPhone 15

iPhone 15 USB-C Flex Cables LeaksSourceWhole iPhone 15 line-up will feature USB type C ports.But as you know its Apple, they are still trying to force people to buy Apple authorized USB cablesA leak of iPhones USB-C flex cables shows a special ‘3LD3’ chip that Apple itself… pic.twitter.com/TjYhXNOgg1

— Naveen Tech Wala (@NaveenTechWala) 18 de agosto de 2023

Importa frisar que a Apple está agora obrigada a usar a porta USB do Tipo C caso queira continuar a vender os seus iPhone na Europa a partir de 2024. Porém, esta mesma Apple deve condicionar os valores máximos de carga permitida nos seus telefones.

Para tal, como vemos acima numa das mais recentes fugas de informação, a tecnológica terá colocado um novo chip de segurança para evitar o sobreaquecimento durante a carga. A desvantagem? Um carregamento não tão rápido quanto o padrão USB-C permite.

Ainda assim, espera-se que a Apple desbloqueie mais algum "poder" nos acessórios Made for iPhone (MFi), certificação atribuída aos acessórios oficiais, licenciados pela Apple.

Será uma das gerações com mais mudanças nos últimos anos

iPhone 15 series will feature 35W Fast Charging supportSourceCurrently, the iPhone 14 Pro is limited to charging at 27W and it takes almost 2hrs to fully chargeFor comparison, Samsung’s Galaxy S23 Ultra supports 45W charging & the battery from 0% to 100% takes less than an… pic.twitter.com/GvkZNNeq2b

— Naveen Tech Wala (@NaveenTechWala) 18 de agosto de 2023

Em suma, tudo aponta para que esta geração - iPhone 15 - seja uma das mais inovadoras dos últimos anos. A opção pela nova porta USB do Tipo C, bem como o padrão de carga mais rápida - mantendo-se é claro, também disponível o padrão MagSafe para carga sem-fios, mais lenta, mas também cómoda.

Em todo o caso, a adoção desata nova porta será uma vantagem para os consumidores que podem ter já vários cabos USB do Tipo C e respetivos carregadores em casa.

Por fim, aguardamos agora pela apresentação oficial desta nova geração de produtos, a chegar possivelmente entre os dias 13 a 14 de setembro, durante o evento de outono da Apple.

So it's happening. iPhone 15 with Action Button & USB C. pic.twitter.com/yHaacHcer6

— GADGET WORLD (@GadgetWorldMM) 16 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.