Um memorando interno a que a publicação MacRumors teve acesso dá conta da entrada de mais um portátil na categoria de produtos obsoletos da Apple. A próxima adição a esta lista será, segundo o documento, o MacBook de 12 polegadas.
Este modelo, apresentado oficialmente em março de 2015, será considerado obsoleto pela Apple a partir de 30 de junho. Isto significa que deixará de estar elegível para reparação em qualquer Apple Store ou agente autorizado,
MacBook de 12 polegadas passará a ser considerado tecnologicamente obsoleto
Um produto Apple entre para a categoria obsoleto sete anos após a empresa deixar de o vender. Importa relembrar que esse marco sucedeu em abril de 2016 quando a tecnológica norte-americana desvendou a segunda geração deste modelo.
Chegados a junho de 2023, cumpre-se o prazo estipulado pela Apple para que um dos seus equipamentos passe a ser tecnologicamente obsoleto. É, portanto, sem grandes surpresas que damos agora conta desta notícia.
O MacBook de 12 polegadas foi um dos mais icónicos portáteis lançados pela Apple por ser um dos mais elegantes que a marca possuía há data. Aliás, este foi o primeiro modelo da empresa a chegar ao mercado sem ventoinha para ventilação ativa.
Foi também um dos mais finos portáteis da Apple naquela ocasião e serviu de inspiração para aquilo que hoje é a linha MacBook Air. Foi também um dos primeiros a contar apenas com uma entrada USB-C para carregamento e transferência de dados.
Outras novidades introduzidas com o lançamento do MacBook de 12 polegadas foram o trackpad com tecnologia Force Touch e o teclado borboleta. Este último foi alvo do ódio dos utilizadores durante vários anos devido à sua maior propensão a problemas.
Tecnicamente, o MacBook de 12 polegadas ostentava um processador dual-core Intel Core M de 1.1 Ghz. Contava com uma gráfica integrada Intel, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD.
Se ainda possuis um exemplar deste MacBook, ele não deixará de funcionar a partir de 30 de junho. Ao passar para a categoria significa que deixará de ter suporte técnico por parte da Apple, algo que já não surpreenderá ninguém devido à sua idade.
Editores 4gnews recomendam: