OPPO antecipa-se a Apple e revela primeiro o seu headset de realidade mista

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Numa jogada de antecipação à Apple, a OPPO conseguiu apresentar, em primeiro lugar, o seu headset de realidade mista.

Para já, o equipamento chegou numa versão apenas para os programadores desenvolverem aplicações dedicadas, mas o dispositivo promete dar luta à Apple.

OPPO MR Glass Developer Edition incluem monitorização do batimento cardíaco

imagem do novo headset da OPPO
Crédito@OPPO

Espera-se que no próximo dia 5 de junho, na conferência WWDC, a Apple apresente o seu tão aguardado headset AR/VR. Mas a OPPO conseguiu antecipar-se e acaba de revelar o novo MR Glass Developer Edition que, sendo um headset de realidade mista, poderá ser o rival direto do dispositivo de Cupertino.

Para já, o modelo OPPO chega apenas numa versão especial para os programadores. A ideia da marca chinesa é que sejam desenvolvidas aplicações dedicadas ao equipamento que explorem o potencial da realidade estendida (XR).

Mas esta apresentação revelou já várias funcionalidades do equipamento que foi desenvolvido em colaboração com a Qualcomm. Desde logo foi revelado que o dispositivo utiliza a plataforma Snapdragon XR2 Plus da fabricante de processadores.

Nesta apresentação, a OPPO acabou também por revelar que este equipamento vai contar com o carregamento rápido Supervooc da marca e terá a funcionalidade de monitorização de batimento cardíaco.

Realidade mista tem ainda um longo caminho pela frente, diz a OPPO

imagem de uma pessoa a usar o headset da OPPO
Crédito@OPPO

O OPPO MR Glass Developer Edition foi também construído com materiais amigos da pele, para evitar alergias inconvenientes, e está equipado com duas câmaras designadas por Binocular Video Pass Through.

As objetivas são compactas e o modelo fornece uma taxa de atualização de 120 Hz. Esta versão para programadores é um pouco mais volumosa do que a concebida para o utilizador final e inclui controladores.

Apesar de ter conseguido superar a Apple na apresentação de um dispositivo deste género, a OPPO reconheceu que a tecnologia de realidade mista tem ainda um longo caminho a percorrer, antes de alcançar a meta de uma comercialização generalizada.

Mas a marca chinesa está confiante no sucesso e acredita que estes dispositivos podem ter tanto sucesso como os smartphones, além de uma utilização diária.

Ao que tudo indica, a OPPO não é a única com esta linha de pensamento, já que vários outros gigantes tecnológicos, como a Microsoft, Samsung e Xiaomi, estão também a trabalhar em dispositivos seus de realidade mista.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt