Apple a trabalhar em variantes dobráveis para o iPhone e para o iPad

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a tardar em entrar no segmento de equipamentos dobráveis, mas parece que não vai falhar este mercado.

Hoje vários rumores dão conta de novidades sobre um iPad dobrável e também de um iPhone dobrável. E parece que este último poderá ter um ecrã que se autorrepara…

Patente para iPhone dobrável inclui um ecrã que se autorrepara

Apple iPad
O conhecido analista Ming-Chi Kuo avança que o iPad dobrável poderá ter um suporte embutido Crédito@Apple

Há muito que se espera que a Apple apresente um equipamento dobrável. A sua rival Samsung tem, inclusive, feito algumas campanhas de marketing mais provocatórias neste ponto específico. Mas parece que a Apple continua a trabalhar para ter dobráveis no seu portefólio.

As notícias mais recentes dão conta de um iPad dobrável e também de um iPhone dobrável. Comecemos por este último.

O site Android Headlines descobriu um patente registada pela Apple para um iPhone dobrável que mostra que o equipamento poderá ter um ecrã que se autorrepara. Claro que esta reparação vai limitar-se a pequenos arranhões no painel, algo que acontece com frequência aos smartphones dobráveis.

Na documentação da patente é esclarecido que o painel é composto por três camadas. A primeira é um substrato fino, já a segunda será um transístor igualmente fino enquanto a terceira camada é uma proteção.

Ora esta última vai proteger a primeira camada e terá a capacidade de se autorregenerar quando sofre um pequeno arranhão.

A ideia parece fantástica, mas visto de tratar-se de uma patente, esta solução pode nunca ver a luz do dia ou demorar ainda bastante tempo para ser implementada em qualquer equipamento da Apple.

iPad dobrável pode chegar em 2025 e com um suporte

Seguimos então para as novidades sobre um iPad dobrável. As últimas notícias chegam através do conhecido analista Ming-Chi Kuo que afirma que este equipamento pode ser lançado em 2025.

Kuo avança também que a empresa Anjie Technology pode estar prestes a juntar-se à cadeia de fornecedores da Apple. Tudo porque será essencial para o novo design que este iPad vai apresentar.

Por outras palavras, o dito iPad dobrável pode chegar ao mercado com um suporte embutido. Relativamente a este acessório, Ming-Chi Kuo afirma que deverá ser construído em fibra de carbono.

De acordo com o conhecido analista, a ideia da Apple é apresentar um acessório leve que não comprometa a durabilidade ou robustez do seu tablet.

A maior parte dos especialistas de mercado, acreditam que se a Apple lançar um iPad dobrável, este equipamento será capaz de ressuscitar o segmento, no que diz respeito a vendas.

Tal parece bastante provável, visto que os equipamentos Apple tendem a ser um sucesso no mercado, especialmente tratando-se do primeiro dobrável da marca.

Ming-Chi Kuo partilhou ainda que a produção em massa da nova versão do iPad mini pode começar no primeiro trimestre de 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt