O sistema operativo Android é a plataforma móveis mais popular do mundo, reunindo o maior número de utilizadores face ao rival iOS da Apple. Porém, esta popularidade atrai também a atenção de meliantes que se aproveitam dos utilizadores mais incautos.
Por isso, lançamos agora o apelo para removerem dos vossos tablets e smartphones Android um total de 17 aplicações com milhões de instalações entre si. O alerta foi dado recentemente pelos peritos de cibersegurança da SecneurX que descobriram uma nova vaga de malware presente em várias aplicações Android disponíveis na Google Play Store.
Entre si, as apps infetadas somam vários milhões de instalações, pelo que o potencial dano causado pode ser avaliado em milhões de pessoas. Dito isto, se tiverem alguma destas apps Android instaladas, apaguem-nas com a maior breviedade do vosso telemóvel.
17 apps Android infetadas com malware na Google Play Store
- Live Wallpaper: +1000 downloads
- Excellent Message: +1000 downloads
- SMS Themes Message: +5000 downloads
- Simple Sketch: +5000 downloads
- Superhero HD Wallpaper: +1000 downloads
- Personal Sticker Maker: +1000 downloads
- Simple Color Paint: +5000 downloads
- Echo Launcher-Live Wallpaper: +10000 downloads
- Transparent Live Wallpaper: +1000 downloads
- Fast Text Scanner: +100 downloads
- Color Paint Art: +100 downloads
- Live Wallpaper: +1000 downloads
- Super Live Wallpaper: +10000 downloads
- Luck Live Wallpaper & Theme: +1000 downloads
- Happy SMS: +10000 downloads
- Language Keyboard: +5000 downloads
- CameraLens: +10000 downloads
Em 2022 assistimos a um novo pico de ameaças deste tipo. Ao longo dos últimos meses vimos diversos casos de apps maliciosas presentes na Google Play Store que, de algum modo, conseguiram fintar os filtros da loja, a plataforma Play Protect.
Através dos mais diversos métodos e engodos, os piratas informáticos não dão descanso e encontram novas formas de camuflar os seus propósitos reais em aplicações aparentemente inócuas.
Infelizmente, multiplicam-se os casos em que os utilizadores, sem suspeitar, perdem acesso às suas contas de Instagram, Facebook, WhatsApp e até os dados bancários em casos mais severos.
Apps Android são alvo de ameaças como malware Trojan
Independentemente da forma como entram no nosso smartphone ou tablet, estas ameaças visam sempre privar-nos de algo. Seja visando guardar as nossas palavras passe, subscrever serviços e pacotes de valor acrescentado, ou apresentar publicidade em massa para lucrar com a sua exibição.
O caso mais recente, apontado pela agência supracitada, tem exposto desde o dia 1 de dezembro uma vaga de apps Android infetadas por trojans como o Autolycos, Harly e Joker. Os métodos de ataque são diversificados, variando entre os referidos acima.
Em todo o caso, seja a apresentação de publicidade, ou o roubo de informações no dispositivo, se têm alguma das apps acima listadas, apaguem-nas de imediato do telefone!
Editores 4gnews recomendam: