AnTuTu: estes são os smartphone mais potentes do momento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma AnTuTu acaba de divulgar a lista de smartphones mais potentes, atualmente disponíveis a nível global.

Sem surpresa, o top 10 é totalmente dominado por equipamentos com processadores da Qualcomm que, apesar dos alegados problemas de aquecimento, continuam a oferecer um desempenho inigualável.

Top 10 dos smartphones mais potentes é dominado por processadores da Qualcomm

A plataforma de benchmarking AnTuTu acaba de divulgar a lista de smartphones Android mais potentes, referente ao passado mês de dezembro. Depois da lista que apenas inclua modelos disponíveis no mercado chinês, agora é a vez de dar a conhecer os mais poderosos a nível global.

Desde logo, a primeira informação a retirar é que o top 10 dos mais potentes é exclusivamente ocupado por modelos equipados com processadores Qualcomm. Mais especificamente, em oito dos dez lugares está o grande vencedor do mês: o processador Snapdragon 888. Os restantes dois lugares são ocupados pelo Snapdragon 888 Plus. Ambos da fabricante Qualcomm.

Outra conclusão é que os três lugares do pódio estão reservados a modelos gaming: Nubia Red Magic, Asus ROG Phone 5S Pro e Asus ROG Phone 5. Mas tratando-se do fator potência, neste campo não há surpresas.

No entanto, há que destacar que o Nubia Red Magic 6 ocupa um primeiro lugar bastante sólido, uma vez que se distancia em cerca de 22 mil pontos do segundo lugar ocupado por um dos modelos Asus ROG.

De salientar também que estes dois modelos apresentam especificações bastante diferentes entre si. O Red Magic tem aos comandos o Snapdragon 888 emparelhado com 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento enquanto que o Asus ROG 5S Pro está equipado com o Snapdragon 888 Plus, 18 GB de memória RAM e 512 GB de memória interna.

E estes são os smartphones de gama média mais potentes do mercado chinês

Quando passamos para a lista dos 10 smartphones de segmento médio chinês mais potentes no mês de dezembro de 2021, mantém-se o domínio dos processadores da Qualcomm que ocupam oito das dez posições.

O domínio Qualcomm neste ranking é obtido, sobretudo, pelo processador Snapdragon 778G, mas contamos também com a presença dos processadores Snapdragon 750G e Snapdragon 765G.
Por sua vez, a MediaTek surge em sétima e nona posição com os processadores Dimensity 900 e Dimensity 800U, respetivamente.

No que respeita a marcas, a Realme é a líder com o seu modelo GT Master enquanto que a Xiaomi marca presença no segundo e terceiro lugar com os terminais Mi 11 Lite e Mi 11 Lite 5G NE. Os três terminais estão equipados com o processador 778G e 8 GB de RAM, variando apenas no armazenamento interno, uma vez que o Mi 11 Lite conta com 128 GB enquanto o Realme GT Master e o Mi 11 Lite 5G NE têm 256 GB de memória interna.

Quanto a conclusões, podemos dizer que o mercado chinês é mais competitivo do que o mercado global que se caracteriza pela sua estabilidade. Por outras palavras, nos rankings do mercado chinês as entradas e saídas de terminais são mais frequentes do que nos tops globais.

Editores 4gnews recomendam:

  • MIUI 13 disponível para os mais cobiçados dispositivos Xiaomi
  • Apple: novo smartphone acessível chega já em março
  • OnePlus 10 Pro promete deslumbrar com novo tipo de ecrã AMOLED
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt