Android TV que se cuide! LG vai licenciar webOS a outras fabricantes

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A LG continua a usar a tecnologia webOS para correr aplicações e gerir assistentes de voz nas suas televisões inteligentes, e confirmou agora que vai começar a licenciar o sistema operativo a outras fabricantes. A intenção será estabelecer o ecossistema como forte concorrente à Android TV no mercado de Smart TVs.

Para já ainda não se sabe quais as marcas interessadas em adotar o webOS como sistema pré-definido nas suas ofertas, mas fala-se em fabricantes como a Blaupunkt ou a RCA.

LG quer o webOS a concorrer diretamente com a Android TV

LG webOS
webOS da LG

Apesar de estar presente num maior número de equipamentos com preços mais atrativos, a Android TV não é o sistema operativo para televisões mais popular.

O Tizen OS da Samsung e o webOS da LG são os mais populares, e esta iniciativa pode colocar o sistema da Google numa posição delicada.

Segundo o Presidente da LG Home Entertainment, a adição de mais fabricantes ao ecossistema webOS tem como objetivo permitir que mais utilizadores possam desfrutar de um excelente interface e de funcionalidades realmente únicas.

Ao que parece os interessados em correr este sistema operativo vão poder começar pela versão 5.0. Park Hyoung-sei afirma ainda que o webOS 6.0 será a atualização mais significativa desde o lançamento da plataforma.

Sucesso vai depender das parceiras

Para já parece que não há nenhum nome grande em cima da mesa para adotar o webOS como sistema operativo pré-instalado nos seus televisores.

Apesar disso, as licenças podem levar várias marcas que recorrem ao Android TV ou Fire TV da Amazon a abandonar estas alternativas em favor da opção da LG.

Importante é também a parceria da LG com a Netflix e Amazon Prime Video, que dispõem de botões dedicados nos comandos das suas Smart TV.

Estes serviços de streaming podem agora começar a dar prioridade à marca em termos de atualizações, potenciando o interesse de mais fabricantes de renome.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.