As plataformas Android TV e Google TV estão em vias de receber uma alteração bastante significativa ao funcionamento tal como o conhecemos. Para o utilizador o impacto será suave no imediato, mas deverá melhorar consideravelmente a experiência de uso.
Para os programadores, contudo, as mudanças serão significativas com um novo tipo de ficheiros de instalação a chegar a ambas as plataformas da Google. Em causa estão os denominados Pacotes de Aplicações, um formato que sucederá aos tradicionais APK's.
Pacotes de Aplicações são a nova solução da Google
A Google visa com esta alteração simplificar o processo de instalação de novas aplicações nas Smart TVs ou televisões inteligentes e, para tal, uma das mudanças será na forma como os programadores "empacotam" as suas apps. Isto é, o modo de compactação dos ficheiros de instalação das respetivas aplicações propriamente ditas.
De acordo com a própria Google, o novo formato de ficheiro para aplicações será mais eficiente, com os respetivos ficheiros a ocupar menos espaço do armazenamento interno.
Ora, tal facto é muito bem-vindo face à escassez de recursos que a maioria dos reprodutores de vídeo, televisões inteligentes como Smart TV's têm apresentado.
Formato permitirá poupar até 20% do espaço em armazenamento interno
Por outras palavras, os novos pacotes de aplicações ocuparão menos espaço que os APK's que continuarão a ser utilizados nas aplicações para smartphones Android, tablets e outros dispositivos com mais recursos.
Em suma, a medida, visa aliviar a carga que este tipo de ficheiros para instalação de novas apps tem nos equipamentos com recursos mais limitados.
Segundo a própria Google, o novo formato de pacotes de aplicações permite uma economia de cerca de 20%, em média, na utilização de armazenamento interno. Isto quando comparado com o formato APK que continuará a ser usado noutras plataformas.
Para além disso, o utilizador final podem arquivar pacotes de aplicações. Isto é ideal para os casos em que não queiram usar uma app durante algum tempo, mas também não desejam remover a mesma da Smart TV ou outra plataforma similar.
Mudança agilizará as plataformas Android TV e Google TV
Importa frisar que os pacotes de aplicações, ou app bundles, passarão a ser obrigatórios para as plataformas Android TV e Google TV até, ou melhor, a partir de maio de 2023.
A imposição será imposta gradualmente, mas obrigará os programadores a alterar as suas aplicações. Caso não o façam, as suas apps ficarão ocultas nas interfaces das Smart TV e plataformas similares.
Mais ainda, os novos pacotes de aplicações já são compatíveis com o Android 5.0 (API de nível 21). Aliás, de acordo com a Google, a alteração será simples e não apresentará entraves.
Por fim, podem encontrar mais detalhes, úteis para programadores, no blog oficial AndroidDevelopers, da Google.
Editores 4gnews recomendam: