Android TV 12 é oficial! Atualização trará mais qualidade aos teus conteúdos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acaba de anunciar oficialmente o lançamento do Android TV 12. O período de testes da nova plataforma para televisões inteligentes terminou e é chegado o momento de libertar as suas novidades para os utilizadores.

Note-se, contudo, que o novo sistema operativo está, por enquanto, disponível apenas para programadores. A atualização oficial deverá chegar brevemente a todos os utilizadores com uma televisão ou box compatível.

Android TV 12 traz finalmente o suporte para interface em 4K

Com o lançamento do Android TV 12, a Google faz uma grande aposta na qualidade de imagem entregue ao utilizador. O intuito é que este possa tirar total proveito das potencialidades técnicas das suas televisões.

Android TV

O exemplo mais claro desta mudança prende-se com a renderização da interface do Android TV agora em 4K. Até esta versão, a interface do sistema operativo é renderizada em Full-HD, mesmo que tenhas uma televisão com resolução 4K.

Este diferencial é o responsável pelo aparecimento de alguma lag ao transitar da interface do software para conteúdo reproduzido em 4K. Felizmente, esse fenómeno termina com a disponibilização do Android TV 12 para todos os utilizadores.

Ainda no que concerne à interface do Android TV 12, a Google implementa agora uma ferramenta de desfoque de fundo. Isto dará maior destaque àquilo com que o utilizador estiver a interagir, relegando para segundo plano os demais elementos da interface deste software.

Foi ainda adicionada uma nova opção para o ajuste da taxa de atualização do conteúdo reproduzido. Agora será possível adaptar essa funcionalidade a cada conteúdo para oferecer uma experiência de visualização mais suave.

Utilizadores vêm reforçada a sua privacidade com esta versão do Android TV

Seguindo as pisadas do Android 12 para smartphones, também a versão para televisões adota novas medidas de privacidade. Estas garantirão ao utilizador maior tranquilidade enquanto está a usar este sistema operativo.

Com efeito, a Google implementou avisos para a utilização da câmara e microfone no Android TV 12. Com estes indicadores, o utilizador saberá sempre que um destes acessórios estiver em uso.

Sublinha-se ainda uma nova funcionalidade de conexão rápida neste software. Este está disponível na secção "Rede e internet" e fornecerá ao utilizador um código QR para ler com o seu smartphone e simplificar a ligação entre as duas plataformas.

Quem possuir uma box de desenvolvimento da Google, já pode instalar hoje o Android TV 12 no seu equipamento e experimentar todas as novidades. Já o utilizador comum terá de esperar um pouco mais até que a Google envie esta atualização para todos os equipamentos compatíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.