YouTube para Android recebe a melhor novidade da Google

Rui Bacelar
Comentar

A filosofia de design Material Youchega, por fim, e em peso, a uma das aplicações e serviços mais populares da Google, o YouTube. Mais concretamente, chega em primeiro lugar à app do YouTube para Android com um novo look e novos botões renovados.

É uma das aplicações mais usadas e, como tal, seria de esperar que também o seu design fosse raramente alterado. Não obstante, a Google mostra agora novos elementos a caminho desta popular app Android dando continuidade a um espírito de renovação gradual.

Há novos elementos visuais a caminho da app YouTube para Android

YouTube Android Material You,
Os princípios de design Material You chegam também à app do YouTube para Android. Aspeto atual.

As mais recente mudanças foram a introdução dos clips curtos de vídeo estilo TikTok, os YouTube Shorts com botão dedicado na app para Android e iOS. Ademais, tivemos também a possibilidade de aderir às comunidades, bem como apoiar financeiramente determinados criadores de conteúdo.

Agora, contudo, temos a introdução de novos elementos inspirados no design Material You da Google. Esta ideologia de design presente no Android 12, definindo, aliás, as principais áreas deste sistema. Temos, assim, novas bolhas, bem como separadores.

Acima podemos ver o aspeto atual da aplicação do YouTube para Android e iOS. Em baixo podemos ver o futuro design, a ser aplicado já em algumas regiões, com mudanças significativas para o aspeto dos principais botões do YouTube.

Mudanças na aplicação YouTube aproximam-no do Android 12

YouTube Android Material You,
Nova organização a ser aplicada gradualmente aos botões e elementos visuais.

Torna-se bem visível a nova ideologia de design com a divisão e separação clara entre as diferentes categorias de botões. Assim, temos uma bolha a unir botões similares como o de "Gosto" e "Não Gosto", com os demais botões a terem os seus próprios contornos ou balões.

Estas novidades foram primeiramente detetadas num canal de Telegram dedicado às notícias e novidades da Google, sendo em seguida noticiada pela publicação AndroidPolice. Aí, veríamos também a previsão de uma distribuição gradual destas novidades.

Em síntese, vemos os primeiros indícios de que também a app do YouTube mudará significativamente num futuro próximo. As mudanças serão mais familiares para os utilizadores da última versão do sistema operativo Android. De qualquer modo, também se estenderão, de forma gradual, aos utilizadores iOS (iPhone).

Por fim, não há para já uma previsão oficial de distribuição para estas atualizações visuais para as aplicações de YouTube.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.