YouTube para Android recebe a melhor novidade da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A filosofia de design Material Youchega, por fim, e em peso, a uma das aplicações e serviços mais populares da Google, o YouTube. Mais concretamente, chega em primeiro lugar à app do YouTube para Android com um novo look e novos botões renovados.

É uma das aplicações mais usadas e, como tal, seria de esperar que também o seu design fosse raramente alterado. Não obstante, a Google mostra agora novos elementos a caminho desta popular app Android dando continuidade a um espírito de renovação gradual.

Há novos elementos visuais a caminho da app YouTube para Android

As mais recente mudanças foram a introdução dos clips curtos de vídeo estilo TikTok, os YouTube Shorts com botão dedicado na app para Android e iOS. Ademais, tivemos também a possibilidade de aderir às comunidades, bem como apoiar financeiramente determinados criadores de conteúdo.

Agora, contudo, temos a introdução de novos elementos inspirados no design Material You da Google. Esta ideologia de design presente no Android 12, definindo, aliás, as principais áreas deste sistema. Temos, assim, novas bolhas, bem como separadores.

Acima podemos ver o aspeto atual da aplicação do YouTube para Android e iOS. Em baixo podemos ver o futuro design, a ser aplicado já em algumas regiões, com mudanças significativas para o aspeto dos principais botões do YouTube.

Mudanças na aplicação YouTube aproximam-no do Android 12

Torna-se bem visível a nova ideologia de design com a divisão e separação clara entre as diferentes categorias de botões. Assim, temos uma bolha a unir botões similares como o de "Gosto" e "Não Gosto", com os demais botões a terem os seus próprios contornos ou balões.

Estas novidades foram primeiramente detetadas numAndroidPolice. Aí, veríamos também a previsão de uma distribuição gradual destas novidades.

Em síntese, vemos os primeiros indícios de que também a app do YouTube mudará significativamente num futuro próximo. As mudanças serão mais familiares para os utilizadores da última versão do sistema operativo Android. De qualquer modo, também se estenderão, de forma gradual, aos utilizadores iOS (iPhone).

Por fim, não há para já uma previsão oficial de distribuição para estas atualizações visuais para as aplicações de YouTube.

Editores 4gnews recomendam:

  • Roborock S7: aspirador robot de luxo está em promoção na PCDIGA
  • OPPO tem um novo trio de smartphones Android, os OPPO Reno 7
  • Uber Pet: por mais 2 € podemos levar o nosso animal de estimação
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.