Samsung cresce e Android é "sinónimo" de Smartphone segundo a Gartner

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Gartner é uma phonearena, as vendas de dispositivos móveis, sobretudo o smartphone, aumentaram 7.6% desde abril até ao final de junho de 2017.

Sistema operativo Android regista um forte crescimento

Segundo estes dados da Gartner, entre abril e junho de 2017 foram vendidos 366,2 milhões de smartphones. Destes, 87,7% utilizam o sistema operativo Android, da Apple.

Segundo Anshul Gupta, diretor de pesquisas na Gartner, esta subida do Android foi motivada pela crescente procura do smartphone de gama média, um equipamento que custe entre $150 a $200 dólares.

Samsung domina o mercado e o Android

Olhando para o ranking de construtoras vemos a clara dominância da Samsung perante as demais construtoras Android e mesmo sobre a Apple que se apresenta em 2º lugar. Ao passo que a sul-coreana aumentou a sua quota de mercado em 7.5% ao vender mais unidades durante este período. Nem mesmo o crescimento das marcas chinesas parece ter afetado o sucesso do smartphone Samsung S8+.

Por sua vez, a gigante de Cupertino vendeu 44.3 milhões de iPhone's neste segundo trimestre de 2017. Segundo os analistas da Gartner as vendas dos iPhone's devem aumentar consideravelmente no último trimestre do ano face ao lançamento dos Apple iPhone 7s, iPhone 7s Plus e da edição comemorativa, o iPhone 8.

A Garner refere ainda que as vendas do iPhone 8 entre outubro e dezembro podem ser brandas devido à escassez da oferta uma vez que este smartphone não deverá estar presente em grandes quantidades no mercado.

Para Ming-Chi Kuo, analista da empresa entre 2 milhões a 4 milhões de unidades do iPhone 8 prontas para o lançamento em finais de setembro, início de outubro. Mesmo assim, a Gartner prevê um forte último trimestre para a Apple devido aos novos iPhone's e às suas mudanças, sobretudo com o iOS 11 e uma Siri mais inteligente. Pequenos incrementos que aumentarão bastante as vendas.

Huawei garante o 3º lugar e o 2º no mundo Android

Com 36 milhões de smartphones vendidos neste período a Huawei garantiu o 3º lugar no ranking de vendas e o 2º lugar no mundo Android. São resultados impressionantes e que refletem o crescimento de 17% face ao mesmo período de 2016. De momento a construtora chinesa conta com 9.8% de marketshare (quota de mercado) e aproxima-se cada vez mais das líderes, Apple e Samsung.

Por diversas vezes a Huawei declarou as suas intenções em ultrapassar tanto a Samsung como a Apple, tornando-se sinónimo de smartphone e de Android. Objectivo que a Huawei traçou para 2021 e que, para todos os efeitos, parece estar no bom caminho para atingir tal fim.

Smartphone, Android e topo do mercado, o grande objectivo da Huawei

Contudo, registando um crescimento de 44.1% face aos valores de 2016, a OPPO foi uma das construtoras que mais cresceu, obtendo um marketshare de 7.1% com os seus 26,1 milhões de smartphones vendidos.

Temos ainda a Vivo, esta com um estrondoso crescimento de 70,8% face aos valores de 2016 e que agora vendeu 14,2 milhões de smartphones, obtendo assim 6,6% de quota de mercado. Foi a construtora que mais cresceu.

É evidente que são as construtoras chinesas as que mais tem crescido nos últimos anos. Contudo, a Samsung viu reforçada a sua já confortável margem de superioridade no que diz respeito ao número de unidades vendidas. Da mesma forma o Android continua a ser o sistema operativo mais popular do mundo, sem que isto, todavia, retire algum crédito à Apple pelo seu nicho dourado que nenhuma outra construtora é capaz de imitar.

Construtoras chinesas como a Huawei continuam a crescer, sem que isto abale a Samsung.

Note-se, por último, que a sul-coreana Samsung acabou de lançar o seu maior e mais caro smartphone de sempre.

O Galaxy Note 8 quebra finalmente a barreira dos quatro dígitos e fá-lo numa altura em que esta construtora usufrui de uma posição altamente dominante no mercado de dispositivos móveis. Em suma, o futuro parece cada vez mais dourado para a Samsung.

Para mais informações sobre este tema, mais dicas e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Como vês estes dados da Gartner? Conseguirá a Huawei alcançar a Apple, e poderá esta, por sua vez, encurtar a distância face à liderança da Samsung com o lançamento da próximo geração de iPhone's?

Sabe mais sobre o Samsung Galaxy Note 8:

8: Todas as especificações ao pormenor

8: Data de chegada às lojas e possível preço

d!

Samsung Galaxy Note8 – S Pen, acessórios e extras da Harman Kardon

Preço do Samsung Galaxy Note8 é superior ao esperado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.