Android Q vai finalmente melhorar os gestos de navegação

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A navegação por gestos mudou radicalmente com o Android Pie. O botão de apps recentes foi completamente eliminado. Nesse sentido apenas temos o botão home e o de retroceder.

Contudo, de acordo com o XDA Developers, até mesmo o botão de retroceder poderá ser eliminado no vindouro Android Q.

Assim sendo, a interface do Android irá sofrer ainda mais alterações e afastar-se da famosa configuração de três botões. A navegação ficará centrada no botão home apenas.

O botão home irá fazer as funções de retroceder e apps recentes

Em primeiro lugar, utilizadores poderão deslizar para a esquerda para fazer a acção de retroceder. A animação do botão é correspondente ao gesto para ajudar com o feedback visual.

Em segundo lugar, um deslize do botão para a direita troca rapidamente de aplicações. Ao executares o gesto, mudas para a próxima aplicação mais recente e assim sucessivamente. Adicionalmente podes ainda fazer este gesto a partir do homescreen para veres todas as apps abertas.

A verdade é que este tipo de gestos já existe por exemplo no Mate 20 Pro com o Android Pie. Contudo, nesse smartphone os botões são completamente eliminados do interface. Tens apenas a navegaçãos por gestos a partir dos cantos do ecrã.

De facto, estas mudanças poderão tornar o Android num sistema operativo mais fluído e orgânico. É claro que é inevitável mencionar o iOS que já mantém este sistema de navegação por gestos desde o iPhone X.

Em conclusão, o Android Q será a próxima versão do sistema operativo mobile mais utilizado do mundo. Sairá certamente este ano e podemos contar que alguns flagships apresentados este ano possam ter a atualização.

Editores 4gnews recomendam:

Cliente insatisfeito parte smartphone Samsung em plena loja (vídeo)

Instagram trará novo autocolante para angariação de fundos nas Stories

Nokia 9 PureView desaponta com a sua performance no Geekbench

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.