Android ou Symbian? Vídeo mostra evolução dos sistemas operativos nos últimos 20 anos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Vivemos numa era onde o Android tem um completo domínio de mercado. O sistema operativo da Google está em 85% dos smartphones do mercado, sendo um sistema de código aberto, com grande personalização e fiabilidade.

Em 2019, o Android tem cerca de 85% do mercado, com o iOS da Apple a abarcar 10%. O KaiOS – disponível, por exemplo, no "Banana Phone" – tem 4% do mercado, com o Windows Mobile quase extinto.

Com mais ou menos dificuldade, pode dizer-se que o Android tem pelo menos um terço do mercado desde o início de 2011. O vídeo acima comprova que já são 8 anos de domínio, mas nem sempre foi assim. Quando o iOS apareceu, em 2007, quem dominava o mercado era o Symbian.

Symbian dominou o mercado entre 2003 e 2010

Caso não saibas, o Symbian era o sistema operativo que corria nos “velhinhos” Nokia. Desde “máquinas” emblemáticas com o 7650 ou N95, a fracassos com o N8. Na primeira metade da década – entre 2003 e 2010 – o Symbian foi mesmo o sistema operativo reinante no mercado mobile.

A Nokia viria a “abandonar” este sistema operativo numa altura em que o Android já dominava, e a estabelecer até uma parceria com a Microsoft que acabaria não ter o melhor destino, pela falta de aplicações para esse sistema operativo.

Os últimos 20 anos mostram um domínio inicial dos PDAs, a ascensão do Symbian, o aparecimento do iOS, do Windows Mobile e o domínio do Android que temos há quase uma década. Se hoje nos parece quase impossível que uma marca faça frente a este domínio, os últimos 20 anos dizem-nos que isso nunca pode ser descartado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.