Android Oreo 8.1 chegará aos OnePlus 3, 3T, 5 e 5T sem o Project Treble

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Esta tem sido uma das maiores semanas para todos os entusiastas, fãs, utilizadores ou simples curiosos perante os desígnios desta jovem marca chinesa. Para além do anúncio do seu oficiais da marca que a notícia foi dada. O Project Treble da Google não integrará o rol de novidades do Android Oreo 8.1 assim que ele chegar a qualquer um dos dispositivos da marca.

O que é o Project Treble?

Em primeiro lugar, o que é este Project Treble e porque seria uma vantagem para qualquer smartphone? De uma forma sucinta, trata-se de uma das soluções apresentadas pela Google para tentar diminuir a incrível fragmentação que assola o seu sistema operativo Android.

O que é a "Fragmentação" do Android?

Outra questão, o que entendemos por fragmentação do sistema operativo?

Muito sucintamente, apesar de atualmente a versão mais recente ser o Android Oreo, nem mesmo a versão anterior, o Nougat, está presente em número significativo nos dispositivos que utilizam esta plataforma.

Aliás, segundo os números oficiais, em novembro a versão mais popular é o Marshmallow com 30,9%, lançado em 2015, ao passo que o novo Android Oreo está presente em apenas 0,3% de todos os dispositivos. Aliás, só agora é que a versão Nougat começa a crescer consideravelmente entre os utilizadores.

Porque é que as atualizações do Android demoram tanto?

Note-se que este sistema operativo de fonte aberta pode ser utilizado por toda e qualquer construtora. Uma liberdade que acarreta certas responsabilidades como a de atualizar a tempo e horas os dispositivos. Algo que sinceramente poucas construtoras o fazem.

Voltando ao cerne da questão, o Project Treble terá como grande vantagem introduzida a possibilidade das construtoras (OEM’s) poderem optar por atualizar os seus smartphones ao simplesmente atualizar o framework (o código base) sem terem que esperar que as construtoras de processadores lancem o seu código de implementação.

Em seguida, podemos observar este simples gráfico com o habitual processo de atualização. Desde que ele é libertado pela Google até ao momento em que chega ao utilizador final

A Google pretende, com este Project Treble dividir certas componentes do seu sistema operativo Android em módulos para que o framework, a estrutura do sistema esteja separada das configurações específicas para cada dispositivo que por norma são definidas por cada construtora de processadores. Em suma, separar em módulos ou pacotes, para que seja mais fácil atualizar ou modificar um destes componentes.

Separar certos componentes para agilizar as atualizações do Android

Na prática, esta medida poderá reduzir não só a fragmentação como também o tempo de espera habitual para que o utilizador final possa usufruir das novidades.

Principalmente agora a partir do Android Oreo. Não podemos, contudo, prever o quão mais rápido passará a ser o processo de atualização. Aliás, as construtoras não serão obrigadas a utilizar esta "solução" da Google.

Esperemos que de futuro alguma construtora adote esta nova metodologia de atualizações, algo que só traria benefícios para o utilizador final. Até lá, a Apple continuará a ser a mais ágil no que diz respeito aos updates de software.

OnePlus não adotará o Project Treble com o Android Oreo 8.1

A decisão foi comunicada pelo membro do staff, Adam Krisko que veio esclarecer as dúvidas de muitos utilizadores sobre as futuras atualizações do sistema e quais as novidades que estariam incluídas para os OnePlus 3, 3T, 5 e para o novo smartphone OnePlus 5T.

Apesar de as notícias serem boas para os OnePlus 3 e 3T, ambos com atualização garantida para o Android Oreo 8.1, não foi fornecida qualquer data, qualquer previsão de chegada desta nova versão.

Demarcou-se "apenas" o compromisso da marca em fazer chegar esta nova versão do OS da Google às mãos dos seus consumidores e isto, por si só, é algo a louvar. Manter os smartphones de 2016 atualizados. Aliás, é até errado chamar "antigo" a um smartphone lançado no ano passado...

Atualização garantida para o OnePlus 3, 3T, 5 e 5T

Agora, tal como avança o site dAuthority é sem dúvida uma oportunidade perdida, a OnePlus poderia ser a primeira a utilizar este Project Treble que em última análise beneficiaria os utilizadores da marca.

Seria uma forma de garantir atualizações mais rápidas para todos os OnePlus 3, 3T, 5 e 5T ao separar o código fonte disponibilizado pela Google da Vendor Interface ou código da fabricante, algo que permitiria a toda a qualquer construtora enviar atualizações do sistema base sem terem que alterar o seu próprio código.

Note-se que o representante da marca não apresentação qualquer justificação para o facto de a marca não adotar este Project Treble, dizendo apenas que de momento a marca não suporta esta metodologia e não tem qualquer plano para a mesma.

Qual a tua opinião sobre esta posição da marca perante o Android Oreo 8.1 que efetivamente chegará aos OnePlus 3, 3T, 5 e 5T mas sem os benefícios do Project Treble? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

reo para os Motorola Moto Z

Facebook Messenger recebeu recurso há muito aguardado!

T

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.