Android Oreo 8.1 chega finalmente ao Essential Phone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Tens um Essential Phone (Essential PH-1)? Então parabéns! Em primeiro lugar pelo smartphone tão raro em Portugal. Em seguida porque está finalmente a caminho do teu smartphone a versão mais...peculiar e recente do sistema operativo da Google. Sim, depois de meses de espera por uma versão estável, chega finalmente o Android Oreo 8.1.

Note-se que o smartphone vai saltar diretamente o Android Oreo 8.0 para o Android Oreo 8.1. Antes de mais, um pouco de contextualização. O Oreo 8.0 seria disponibilizado pela Google em agosto de 2017. Já a mais recente versão, o Oreo 8.1 chegaria em dezembro de 2017. Traz algumas (poucas) melhorias como as etiquetas com as velocidade das redes wi-fi, entre outras otimizações.

Vê ainda: OnePlus valoriza os utilizadores e apura a câmara para o OnePlus 6

O Essential Phone seria um dos temas mais quentes do Verão. Trata-se do primeiro smartphone desta jovem empresa de Andy Rubin. Este que é considerado por muitos como um dos pais do sistema operativo Android. Rubin decidiria criar a Essential e este novo Phone com características de topo.

O smartphone surpreende pelo seu enorme ecrã, sem margens e apenas com um recorte para a câmara frontal. Para todos os efeitos é um conceito mais perfeito daquilo que a Apple nos traria em setembro último com o iPhone X. Todavia, segundo a agência de análise de mercado, venderia apenas 90 mil unidades do seu dispositivo móvel em 2017.

Android Oreo 8.1 chega agora ao Essential Phone (Essential PH-1)

Agora, depois de alguns meses de espera, chega finalmente uma versão estável baseada no Android Oreo 8.1. Este equipamento torna-se assim num dos poucos com direito a esta atualização. Note-se que esta versão do sistema operativo da Google está presente em 0,3% de todos os dispositivos móveis que adotaram esta plataforma. O anúncio da chegada desta atualização seria feito no perfil de Twitter da empresa. São ótimas notícias para os utilizadores!

De acordo com as capturas de ecrã fornecidas pelos utilizadores, a atualização está a chegar via OTA (over the air). Isto significa que apenas terás que aceitar a sua chegada para a instalar no teu dispositivo. O novo firmware (software de sistema) pesa um total de 1015.1 MB. Em seguida podemos ver a lista oficial de mudanças, o changelog.

  1. Seleção de Texto inteligente, Aplicações Instantâneas, modo Picture-in-Picture
  2. Maior rapidez no início do smartphone e na abertura das aplicações.
  3. Melhorias de segurança nos scans da Google Play Protect
  4. Novo patch de março da Google Security Patches
  5. Calendário Dinâmico
  6. Novos Ícones para o Relógio
  7. Correção da lentidão no Scrolling

Em suma, além da mais recente versão do sistema operativo temos também o mais recente patch ou correções de segurança.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Nova 3E. Smartphone revelado em vídeo antes da apresentação

d

5T nos níveis de radiação emitida (SAR)

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.