Android M anunciado oficialmente, sabe quais as novidades

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google teve hoje a primeira apresentação da Google I/O, normalmente esta apresentação retrata aquilo que é novo para os desenvolvedores e nós puros e meros utilizadores, vivemos daquilo que os developers podem ou não fazer, por isso estas apresentações são importantes para todos. O novo Android M mostra-nos uma Google com vontade de evoluir e competir de uma forma mais agressiva com sistemas operativos bem mais fluídos.

A Google começou por falar pela "Permissões de aplicações" estas permissões, são aquelas que dizemos que aceitamos sem ler quando instalamos uma nova aplicação.

Mas afinal o que é que estamos a aceitar? Por esse tipo de dúvidas existirem a Google resolveu tratar dessa situação, imagina que estás no WhatsApp e queres mandar uma mensagem de voz, como vez na imagem irá solicitar a tua autorização para utilizar o Microphone do terminal, esta questão será apenas apresentada uma vez e terás assim mais noção daquilo que estás a aceitar.

Android Pay é também a nova jogada da Google. Depois da Apple em Setembro ter lançado a Apple Pay e Samsung tenha ido pela mesma estrada, a Google decidiu trazer esta função a todos os equipamentos android com NFC. O teu terminal tendo NFC funcionará com Android Pay.

Faz o download do Android M para o Nexus 5, Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player aqui

Android Pay dará ainda a possibilidade aos developers de instalarem o serviço nas suas aplicações, por isso o utilizador do sistema Operativo Android M terá a possibilidade de comprar algo diretamente da aplicação de uma forma mais segura.

DOZE é o nome que a Google deu à sua solução para o problemas de bateria do Android Lollipop. A marca Americana foi criticada devido à atualização 5.0 que arruinou a bateria de qualquer terminal. DOZE funcionará de uma forma simples e eficaz. Quando o terminal estiver pousado, o equipamento automaticamente entrará em sono profundo com apenas a possibilidade de receber notificações e tocar alarmes, aumentando a sua autonomia para o dobro.

A Google decidiu também dar a possibilidade aos fabricantes de utilizarem a entrada USB Type C, dando ao smartphone uma maior rapidez de carregamento e uma maior facilidade ao utilizador final.

Em si estas são as principais novidades até agora no Google I/O, mas garantidamente teremos mais novidades em breve, por isso fica atento!

Sabe mais sobre o android M:

  • Android M disponível já a partir de hoje para desenvolvedores e no final do ano para o público geral
  • Google Photos é sem dúvida a maior evolução de clouds até ao dia de hoje – ilimitado e gratuito
  • Android M é sinónimo de maior autonomia de bateria, carregamento rápido e USB Tipo C
  • Android M permitirá descarregar vídeos do YouTube e usar o Google Maps totalmente offline
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.