Google Contacts recebe grande atualização para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Google Contacts atualização Android
A aplicação de contactos da Google recebeu várias novidades!

É uma das mais cruciais aplicações em qualquer smartphone Android. Agora, com uma nova atualização, a Google Contacs ou Contactos acabou de receber várias melhorias. Em seguida vamos dizer-te tudo o que mudou e o melhor de tudo? Já podes descarregar a nova versão e atualizar o teu smartphone. Antes demais, vejamos o que mudou.

Vê ainda: Vota nos prémios 4gnews! “Melhor smartphone do Ano, Marca revelação e Melhor design”

A nova versão do Google Contacts chegou muito recentemente e estava a causar alguns problemas de sincronização com os smartphones que já utilizavam o Android Oreo. Sobre esse problema falaremos em seguida. Agora, vejamos o que trouxe de novo esta atualização. Temos, claro, as correções de erros ou bugs que sempre temos com as novas versões de qualquer App.

Google Contacts está repleto de novidades para Android

Entre a lista de novidades temos ainda a preparação da App para receber novas funcionalidades no futuro. Uma das novas adições são as "Sugestões" que serão imediatamente relevantes para quem instalar a nova versão. Os links para download encontra-se mais abaixo, no artigo.

Com esta versão 2.4 encontrarás agora esta nova funcionalidade. Na prática terás sugestões para mais informações de cada contacto. Terás a sugestão de mais informações que poderás acrescentar ao perfil de cada um dos teus contactos no Google Contacts. Note-se que a fonte destas informações será o serviço de correio eletrónico da tecnológica norte-americana, o Gmail.

Google Contacts Android atualização
Esquerda: v2.3. Direita: v2.4.

Adicionar nomes aos contactos. Dentro do ecrã / menu das sugestões - onde normalmente te são indicados os contactos repetidos - terás agora mais umas quantas funções. Com efeito, depois desta atualização para Android terás algumas sugestões que te perguntarão quais são os restantes nomes, ou nomes adicionais do contacto em questão. Tudo isto para que cada perfil de contacto fique ainda mais preenchido e com uma base de dados mais rica.

Não é propriamente uma grande mudança para o utilizador comum e pode até ser uma chatice para alguns. Especialmente se já tiveres imensos contactos no teu Google Contacts ou se a pessoa em questão tiver vários nomes.

Atualização do Google Contacts traz o suporte para Dual-SIM

De qualquer forma o seu preenchimento afigura-se fácil. As sugestões de nome poderão ser preenchidas automaticamente com recurso à base de dados do Gmail. Isto é, a informação de contacto presente no Gmail será coincidente com a do Google Contacts para Android.

O suporte para Dual-SIM ou dual-chip tem sido sugerido em várias outras aplicações da Google. Desde a aplicação de telefone, até às Mensagens Android (a app de mensagens da própria "Big G") e agora é a vez do Google Contacts receber esta mais valia. Na prática poderás escolher um SIM como pre-definido para ligar a qualquer um dos teus contactos.

Esta última mudança é talvez a mais útil da nova atualização para Android. Poderás pre-definir (e alterar estas escolhas) de SIM para ligar a cada um dos teus contactos. Algo que certamente te poupará algum tempo e evitará algumas ligações pelo SIM não desejado. Algo que pode resultar em custos acrescidos.

Caso queiras e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais. Desde a página de Facebook e Instagram. Sem esquecer o YouTube onde terás também as nossas LiveCasts. Semanalmente, todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Os nossos PodCasts são publicados no iTunes. Para que possas desfrutar deste conteúdo com a máxima qualidade. Fica a sugestão.

Caso tenhas um smartphone Android Dual-SIM gostaria que algum dos nossos leitores testasse esta nova função do Google Contacts. Se funciona tudo tal e qual foi referido, como pela própria empresa.

E tu, costumas utilizar esta App da Google para sincronizar e organizar os teus contactos ou tens outra favorita? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S9 – Reconhecimento de íris será garantidamente melhor

Android Oreo confirmado para o Honor 8 e Honor 8 Pro

Asus ZenFone 4 Pro recebe importante atualização do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.