Android e iOS perdem a Cortana! Microsoft tem outros planos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft já há muito que desenvolveu a sua assistente Cortana. Uma assistente de qualidade que não só está disponível no PC, mas também no telemóvel Android e iOS. Ou pelo menos estava.

Isto porque a Microsoft decidiu remover o apoio à aplicação nestes dois sistemas operativos. Inicialmente deixará de atualizar "skills" de terceiros e espera-se que a App seja removida das lojas de aplicações para o ano.

Microsoft tem outro objetivo para a Cortana

Inicialmente a Cortana chegou para combater com a Siri, Google Home ou até Alexa, porém, foi uma batalha sem grandes retornos. Os utilizadores Android e iOS continuaram sem dar muito uso à Cortana e por muito que esteja presente no PC, continua a não ser a escolha primária dos utilizadores.

Assim sendo, a Microsoft decidiu implementar a Cortana no Outlook Mobile, onde a assistente virtual também terá a capacidade de gerir o teu calendário, email, ou até juntar-se a reuniões.

Esta é uma clara desistência da Microsoft num setor que estava a dar mais dores de cabeça do que vantagens. Já há muito que vemos uma Microsoft focada nos utilizadores empresariais e com esta decisão voltamos a ver isso mesmo.

Assistentes virtuais nem sempre resistem

Há uns anos todos os fabricantes trabalhavam no seu assistente virtual, contudo, foram poucos aqueles que se conseguiram verdadeiramente destacar.

A Google e a Amazon com a "Google Assistant" e "Alexa" são as mais capazes do momento. Ainda assim, vemos fabricantes como a Samsung a investir na sua Bixby ou Apple na sua Siri. Assistentes seriamente inferiores mas que, mesmo assim, são mais usadas que a Cortana num smartphone Android ou iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome: 2 novas funcionalidades que vais (garantidamente) adorar!
  • Xiaomi POCO M2 Pro esgota em menos de 30 segundos! Incrível sucesso é fácil de explicar
  • Huawei expulsou a Samsung do trono mesmo sem a ajuda da Google! Mas não vai durar muito
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.